Enquanto o Brasil se prepara para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, o seu elixir nacional, a cachaça, pode estar prestes a entrar em uma nova fase. Após uma longa campanha dos produtores da aguardente e do governo brasileiro, os Estados Unidos decidiram iniciar um processo que leve ao reconhecimento do tradicional destilado de cana como uma bebida à parte.

Assim, os fabricantes não serão mais obrigados a rotularem seu produto como “Brazilian rum”. Além disso, em maio, a Diageo, conglomerado gigante do setor de bebidas, jogou sua força internacional por trás da Ypióca, terceira maior marca de cachaça do Brasil, que foi adquirida por cerca de US$ 470 milhões. (da Folha)

Nota do Blog:  reconhecida a nossa cachacinha, agora a Academia de Artes, Letras, Musica, Birita, Inutilidades,  Quimeras, Utopias, Etc. (Alambique)  vai lançar  uma campanha para que as portentosas batidas do Bar ABC da Noite, do Caboclo Alencar, sejam reconhecidas -e bebidas- como  patrimônio histórico da  humanidade.