Marina Veloso

As lógicas comerciais alteraram-se e a migração para o online foi o efeito direto da era digital. Motivando uma concorrência difícil de superar, esta realidade dificultou o sucesso dos novos empreendedores digitais. Números emitidos pela SEBRAE indicam que as taxas de insucesso neste setor são bastante elevadas. Venha saber os números que pautam a realidade do e-commerce no Brasil. A facilidade que existe na criação de marcas digitais e espaços de e-commerce é cada vez maior. De fato, o sentido de oportunidade das pessoas, que buscavam novas alternativas para melhorar os seus rendimentos mensais ou combater a situação de desemprego, passou pelo mundo online. Isto levou, como é evidente, a que surgissem cada vez mais empresas digitais no seio da Internet.

sebrae
Ainda que se tenha tornado mais simples criá-las, pelas próprias lógicas que pautam a realidade do século XXI, nunca foi tão difícil combater as dificuldades e os desafios que chegam com este tipo de negócio. De fato, a concorrência cria uma grande dificuldade para os empreendedores, tornando o mercado quase impermeável, dificultando a promoção e o encontro entre a marca e os seus potenciais consumidores. Conseguir a visibilidade necessária para o sucesso é, justamente, o caminho mais difícil de trilhar dentro dos mercados digitais nos dias de hoje, já que existe um vasto leque de lojas online que dispersam a atenção do público.


O recurso ao e-marketing e às suas estratégias, bem como a exploração das plataformas disponíveis – incluindo os meios publicitários e as plataformas de mídia digital – torna-se essencial para conseguir destacar uma empresa face às demais. Para que isso seja possível, a própria construção da marca deve ter em atenção os elementos que definem a sua identidade, para que uma empresa consiga os elementos distintivos que fazem a diferença junto dos compradores em potencial.
Por isso, para que seja possível atingir o sucesso é necessário que os empreendedores saibam aproveitar todas as ferramentas à sua disposição e fazer um trabalho exímio de marketing, ao mesmo tempo que garantem que se mantém motivados e dispostos a superar os desafios.
Venha conhecer melhor os números lançados pelo SEBRAE e descobrir como pode fazer para que a sua empresa online não corresponda a estas estatísticas.

As estatísticas sobre as lojas online no Brasil

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) analisou os dados de 2018 sobre as empresas digitais e deparou-se com estatísticas pouco atrativas para quem pensa integrar este setor.
Números internacionais davam conta de que o ano de 2018 teria visto um aumento no número de lojas online em cerca de 23% e, no Brasil, o aumento no número de espaços de e-commerce foi também visível. Segundo a SEBRAE, no entanto, o aumento no número de espaços comerciais online esteve longe de corresponder a um índice de sucesso.

A concorrência efetiva que se gerou nestes meios, bem como a dificuldade na criação de marcas sólidas, com uma identidade definida, onde constem elementos estruturados como nomes sonantes, slogans cativantes e logos apelativos (sendo possível obtê-los, hoje, também através de geradores de logotipos).

As dificuldades na criação desta solidez empresarial faz com que as lojas online tenham dificuldade em destacar-se face às demais, o que resulta nos números que a SEBRAE emitiu e que correspondem a 60% de falência nos primeiros 12 meses, acendendo para 80% quando se considera o primeiro ano e meio no ativo.

Conquistar o sucesso parece, por isso, muito complexo no mundo digital, embora existam aliados de peso para garantir melhores resultados.

Formas de conseguir uma melhor identidade de marca
Existem, hoje em dia, muitas formas de garantir a criação de uma identidade mais sólida para a marca, para conseguir um espaço de e-commerce que se distinga realmente de todos os outros que povoam a Internet.

Todo o processo em torno da criação da identidade da marca serve propósitos diversos, entre os quais se incluem a proximidade com o público, a criação de estruturas que permitam o reconhecimento, a criação de emoções no público e a possibilidade de cativar novos grupos de interesse.

Existem vários elementos fundamentais para que uma marca possua uma identidade sólida. Os principais serão o nome da marca, o seu logótipo e o seu slogan. Estes elementos são, se pensarmos nisso, aqueles que saltam das marcas mais aclamadas internacionalmente e que as colocam no centro do nosso imaginário enquanto seres humanos consumidores.

Os vários geradores gratuitos que encontramos online, bem como algumas plataformas que se destinam a apoiar o empreendedorismo são, perante o cenário econômico atual, os melhores aliados de quem trabalha com e-commerce.

Além disto, o uso de todas as ferramentas que atualmente surgem no cenário digital, tais como a mídia social, podem também fazer a diferença no momento de garantir que se crie um maior apelo junto dos potenciais clientes.