saber

Foi comemorado, no último dia 15 de outubro, o Dia do Consumo Consciente; data instituída em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de alertar a população brasileira sobre os impactos do processo de produção e consumo no ecossistema. A Câmara de Itabuna, motivada pela discussão e debate de temas relevantes e de interesse coletivo, lança a oitava edição do projeto “Queremos Saber!” com a temática em torno da sustentabilidade, agroecologia e medidas que podem ser tomadas pela população em geral visando a preservação do meio ambiente. O projeto, uma iniciativa do Legislativo Itabunense, ocorrerá às quinze horas da tarde do próximo dia 29, no Plenário Raymundo Lima.

camara
A palestra principal será feita  pelo representante do Movimento Mecenas da Vida, Sidilon Maurício Ferreira Mendes (foto), que realiza um trabalho de conservação ambiental em parcerias com famílias de agricultores tradicionais com a finalidade de preservar e conservar as florestas e toda a sua biodiversidade. Para ampliar o debate, foi convidada a representante da Rede de Agroecologia Povos da Mata, Tatiana Botelho; Claudio Lyrio, representando o Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica e Estação Orgânica Grapíúna; e a vice-diretora do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II, Denise Menezes. O evento é gratuito, aberto ao público e o objetivo é aproximar a população do Legislativo, buscando soluções e alternativas para as questões do município e do  país.


Segundo o presidente Ricardo Xavier, a proposta da Câmara de Itabuna é “despertar na comunidade a importância do pensamento e comportamento sustentáveis, com responsabilidade ambiental, escolhendo produtos e posturas que utilizem menos recursos naturais em sua produção e que sejam facilmente reutilizáveis e reciclados”, salientou.
O convite para participação de mais uma edição do projeto “Queremos Saber!” é extensivo aos professores, estudantes, mobilizadores sociais, universitários, empresários, produtores e especialistas no tema que contribuam para o debate.