22 ago ponte 4

A Academia de Letras de Ilhéus enviou documento à Câmara de Vereadores de Ilhéus, à Assembleia Legislativa da Bahia e ao governador Rui Costa, propondo que a nova ponte do pontal, em fase de conclusão, venha a se chamar “Ponte São Jorge dos Ilhéus!”. O nome foi escolhido pela maioria dos votantes, numa eleição coordenada pela acadêmica Baisa Nora.

Recortar André (C) “O nome apresentado, imaginamos, ajudará a lembrar a imagem histórica de Ilhéus, como Capitania Hereditária, fato hoje pouco referido, a não ser em nichos de historiadores,  despertando, assim,  a curiosidade de visitantes e moradores, incluindo as novas gerações”, avaliza Baisa Nora.

Questionado sobre a baixa probabilidade de ter aprovado esse pedido – pois a tradição baiana é de dar aos equipamentos públicos o nome de políticos (às vezes, vivos. mesmo ao arrepio da lei), o presidente André Rosa Ribeiro  responde citando o também acadêmico Milton Santos (um dos fundadores da A. L. I.): “O papel do intelectual é propor, sem se ressentir se sua proposta não for aceita”.

Para o presidente, “a Academia se identifica perante o poder público como uma instituição já sexagenária, notável comoi centro de atividades intelectuais, não construtora de  pontes, estradas, viadutos e assemelhados. Nosso dever é zelar para que tais equipamentos, representando mais do que projeções de cimento e aço, reflitam a alma da cidade, muitas vezes esquecida.”