
Sessao especial da Alba inicia mobilizacao Lula Livre
Na manhã desta sexta-feira (5), a Bahia deu início aos atos e mobilizações da Jornada Lula Livre, campanha mundial que marcará os 365 dias da prisão política do ex-presidente Lula. Uma sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa da Bahia abriu a agenda de atividades que integrarão a jornada a partir do próximo domingo, dia 7 de abril. Com o slogan “Por Lula Livre e pela Democracia”, a sessão teve o apoio e participação do PT, PSB, PCO, PCdoB, PSOL, Frente Brasil Popular, Frente Povo Sem Medo, entre outros movimentos populares e centrais sindicais. O evento contou também com a participação do Coral Bairro da Paz sob a regência do Maestro Sidney Argolo.
Os trabalhos foram presididos pelo líder do PT na Casa, Deputado Marcelino Galo, que iniciou a sua fala com duras críticas ao Poder Judiciário, lembrando que a fatídica prisão do ex-presidente da República foi fruto de uma farsa judicial comandada e organizada milimetricamente pelo juiz Sérgio Moro, hoje ministro do governo Jair Bolsonaro.
“O Moro é o golpista da morte. Ele retirou das eleições, de forma desavergonhada, aquele que hoje seria o presidente deste país. Quem está naquela cela não é somente um homem. Somos nós, brasileiros, democratas, trabalhadores. A Jornada Lula Livre é um movimento mundial de luta pela liberdade da classe trabalhadora, e só será encerrada quando tirarmos da prisão o nosso presidente”, afirmou o líder petista.
Na oportunidade, também foi lançada a Frente Parlamentar Lula Livre da Assembleia Legislativa, a primeira do Brasil com esta temática, proposta pela bancada do PT na Casa. Escolhido para presidir o colegiado, o deputado Osni Cardoso afirmou que a tarefa prioritária será levar ao povo baiano um grito de clamor em defesa da democracia. “Faremos desta frente um instrumento político para promover debates em todo o Estado, denunciando a ilegalidade desta prisão e mobilizando a sociedade baiana na luta pela nossa liberdade”, explicou.
O representante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, Uirá Azevêdo, fez uma reflexão sobre o aprofundamento da crise do Estado Democrático de Direito e a substituição, nos últimos anos, do estado de direito do país por um estado de exceção e negação da Constituição Federal. Para ele, a prisão de Lula representa uma perseguição e seletividade do direito penal.
Participaram da solenidade gestores municipais como a Prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, vereadores da Capital, Gilmar Santiago e Marta Rodrigues, os secretários estaduais Fabya Reis (SEPROMI), representando o Governador Rui Costa, Rodrigo Hita (SECTI), Carlos Martins (SJDHDS), Julieta Palmeira (SPM), os deputados federais, Jorge Solla, Joseildo Ramos e Afonso Florence, além da Defensora Pública, Mônica Aragão, e do Presidente do PT Bahia, Everaldo Anunciação, juntamente com a Executiva Estadual do Partido.
*Campanha* – A Jornada Lula Livre promove em todo o mundo, entre os dias 7 a 10 de abril, intervenções culturais, manifestações, aulas públicas, caminhadas, vigílias e debates em defesa da liberdade do ex-presidente e da democracia.