Juraci Masiero Pozzobon

b679631e-29a8-43ac-be35-baf759b639e5

Juraci Masiero Pozzobon

 A arte Naif é a arte mais antiga, pura, ingênua, anti naturalista é originada na Arte Plástica  Pré-História. Vindo a ser substituído pelas artes do estilo acadêmico, impressionismo, expressionismo, surrealismo e cubismo. A arte Naif veio para romper a estética da arte europeia.

n 1

Foi no século XX com a Renascença que Henri Rouseau, pintor francês que com 49 anos começou a pintar, depois de se aposentar como o coletor de impostos. Henri era um autodidata naif, mesmo sendo ironizado pelos críticos contemporâneos, mas ganhou o respeito de artistas modernos, revelando assim a sua simplicidade. Não se preocupava em representar fielmente a realidade. Assim, surgiram tantos outros artistas naifs.

 

No Brasil, há desenhos e pinturas ruprestes em rochas e a pintura indígena, surgindo vários pintores primitivistas com trabalhos de reconhecimento.

92788fcd-c548-4363-9372-ae740dd692ef (1)

O grupo no Brasil é muito unido, lutam pelo que fazem demonstrando à felicidade a contemplação da natureza em suas telas. São trabalhos de extrema realidade da região que vivem. Eles dão ênfase no seu estilo naif com cores vivas chocantes, ocupação de todo espaço, imaginação, desregularização, irrealidade dos fatos, reproduzidos à partir de temas populares geralmente inspirados no meio rural.

 

“O desejo é espontâneo do naif de desenhar e pintar, pelejando um espaço vitorioso que emparelha dentro da arte contemporânea”.

juraci mazieroJuraci Masiero Pozzobon, Bacharel em Artes plásticas na UNIC – Cuiabá,

Graduada em Ensino da Arte pela FASIPE e Arte Terapia pela Cândido Mendes, RJ.

Doutora em Epistemologia e História da Ciência pela

Instituição Iesla/UNTREF – Buenos Aires, Argentina.