
Eleição do Colegiado atrai famílias para a escolas
As escolas da rede estadual de ensinos estão recebendo visitantes especiais, desde segunda-feira (8), para a votação que escolherá os novos membros do Colegiado Escolar. A eleição, que prossegue até esta sexta-feira (12), está levando às urnas pais, mães e responsáveis, que, com representação garantida no colegiado, poderão dar sugestões, acompanhar e fiscalizar as ações pedagógicas e administrativas da escola, juntamente com os demais membros eleitos, ou seja, estudantes, funcionários e representantes dos professores.
Empolgada com as eleições, Maria Augusta Cruz dos Santos, que tem duas filhas estudando no Colégio Estadual de Itabuna, que fica no bairro São Caetano, foi uma das primeiras a votar . Ela falou sobre a importância do envolvimento das famílias na escola, contribuindo para a melhoria da educação. “A família pode se unir com outros segmentos da escola, fazer reuniões e conversar para planejar ações para melhorar a aprendizagem dos nossos filhos. Isso é muito importante”, relata.
Para Magali Teixeira Morais, gestora do Colégio Estadual Presidente Médici, em Itabuna, o Conselho escolar é importante porque fortalece a gestão democrática, colocando a escola pública como um espaço de reforço de direitos e de aprendizagens. Este órgão desperta novas lideranças para o exercício do seu papel enquanto cidadão. A construção das práticas democráticas possibilita mudanças no processo de gestão da escola, pois a tomada de decisão prioriza o trabalho participativo em todas as dimensões, com foco no Projeto Político Pedagógico da escola – PPP.
Participação integrada – Para o presidente da Comissão Eleitoral do Colégio Estadual de Itabuna, professor Claudio Reis, “num país, onde buscamos, há décadas a questão democrática, o desenvolvimento do país, e dentro deste país sempre encontramos muitas barreiras para que a gente consiga consolidar essa democracia, a gente tem a construção de um segmento da sociedade, que é o Colegiado Escolar que conta com a representatividade de todos os segmento da escola: alunos, pais, professores, e funcionários, que representarão a comunidade em todas as questões que dizem respeito à melhoria da educação e apoiando a gestão da escola em tudo que se refere ao bom andamento da unidade escolar.”
Gabriel Alves, aluno do 3º ano do Colégio Estadual de Itabuna, relata que: “Eu desejo ser presidente do colegiado para poder colocar em prática alguns ações que eu tenho em mente, tais como: o banheiro que precisa ser melhorado e a diversidade da merenda escolar além de várias outras ações para melhorar o aprendizagem na nossa escola.
O coordenador de Articulação dos Núcleos Territoriais de Educação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, José Barreto Bittencourt, ressalta ações empreendidas para fortalecer a gestão democrática e participativa das escolas. “Realizamos, recentemente, as eleições para líderes estudantis. Agora, com as eleições do Colegiado Escolar, estamos vivenciando o ápice da participação democrática nas nossas escolas, levando em conta que o órgão tem caráter deliberativo, consultivo, mobilizador e de acompanhamento no sentido de cuidar da gestão pedagógica, a partir da concepção de uma escola com Educação de qualidade”.
A posse dos novos representantes do Colegiado Escolar de cada unidade se dará entre 12 e 26 de maio. Os resultados serão publicados no Diário Oficial, durante este período.