vota educação 2 

Professores, estudantes, pais ou responsáveis e funcionários têm um compromisso importante com a democracia na escola, nesta quinta-feira (10/12), quando vão acontecer as eleições para dirigentes escolares, simultaneamente, em todos as escolas da rede estadual. O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, acompanhará a eleição, nos colégios estaduais Mário Augusto Teixeira de Freitas (em Nazaré, às 9h), Duque de Caxias (na Liberdade, às 10h), e Rômulo Almeida (no Imbuí, às 11), em Salvador.

Podem votar nas eleições de diretores escolares: professores, coordenadores pedagógicos, servidores públicos em exercício na unidade escolar e estudantes a partir de 12 anos de idade com frequência regular. Os pais ou responsável, cujos nomes foram indicados no ato da matrícula do aluno, também votam, bastando se dirigir à escola e apresentar documento de identificação com foto.

As eleições serão realizadas nos três turnos e serão acompanhadas por uma comissão escolar, formada por indicação do colegiado escolar, por representantes da Secretaria Estadual da Educação, por meio dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) e, ainda, por uma Comissão Seletiva Central formada por representantes da Secretaria da Educação, APLB-Sindicato e Procuradoria Geral do Estado. Além disso, cada chapa terá fiscais para acompanhar a votação. A apuração e divulgação dos resultados deverão ocorrer, ainda na noite desta quinta-feira.

Neste processo eleitoral, a novidade é que o Governo da Bahia, por meio do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, ampliou o peso dos votos dos alunos e dos pais para 55%. “Todas as pesquisas indicam que a boa gestão e a participação das famílias são elementos fundamentais para a melhoria da educação”, pontua o secretário Osvaldo Barreto.