Aulas públicas no Clube Social de Coaraci e em Itajuípe apresentou o modelo de operação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA). As aulas, ministradas pelos professores Naomar Almeira, reitor pro-tempore da instituição, e pela pró-reitora Joana Guimarães, tem como objetivo mostrar a sociedade o modelo de funcionamento da universidade e dos seus colégios universitários. A iniciativa foi das prefeituras de Coaraci, Almadina, Itapitanga e Itajuípe. A primeira apresentada foi em Ibicaraí.

Coaraci vai sediar uma das unidades dos Colégios Universitários (Cunis), atendendo além de Coaraci, Itapitanga e Almadina.  O reitor Naomar Almeida tem relatado o papel desempenhado pela prefeita Josefina Castro para atrair uma unidade do Colégio Universitário para Coaraci. Brincando, o reitor tem dito que a “prefeita praticamente o sequestrou com sua equipe para Coaraci para mostrar a viabilidade da instalação do Colégio Universitário no município”.

A cidade sul baiana é a que tem o maior número de estudantes no ensino superior das cidades de pequeno porte, superada apenas por Ilhéus e Itabuna. São nove linhas diárias de ônibus para a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e faculdades privadas. “Nossa cidade é referência temos 10 professores daqui ensinando em universidade. Temos também um grande número de estudantes fazendo o ensino superior”, disse a prefeita Josefina Castro que é doutora em educação e leciona na UESC e Unime.

A prefeita destacou o papel da instituição definindo como arrojado e novo. “É um momento histórico na região”, afirmou. Josefina também ressaltou o papel desempenhado pelo Deputado Federal Geraldo Simões na conquista da instituição. “O papel de Geraldo foi fundamenta para a vinda da universidade”. Presente as cerimônias o deputado estadual e líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosembeg Pinto se disse um entusiasta da ideia e do modelo da universidade. “É um novo conceito e forma de educação ajudando a fixar a população em seu lugar e privilegiando a nossa juventude”, afirmou.

Luta vem desde 2002

 O deputado federal Geraldo Simões (PT), relator do projeto na Câmara dos Deputados, relatou que a luta é antiga, relatou quando Lula veio a Itabuna em 2002, quando se preparava para disputar pela quarta vez a Presidência da República e perguntou qual era a principal demanda da região e ele respondeu que era a universidade. Logo depois Lula venceu a eleição e ele levou o pleito a Tarso Genro então ministro da Educação.

Lembrou que em 2004 perdeu a eleição para a prefeitura de Itabuna e o projeto foi abandonado pela gestão que o sucedeu. A prefeita de Itajuípe, Gilka Badaró (PSB), disse que a “universidade deve muito a Geraldo. Ele lutou pela vinda da Universidade Federal”, afirmou.

Também participaram das apresentações os prefeitos de Almadina , Alba Gleide(PSD) e de Itapitanga Joaquim Babo(PSB).