Em comemoração ao Dia do Professor (15/10), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove a Ação de Valorização do Professor – todo professor merece reconhecimento. A iniciativa contempla a entrega de 30 mil tablets educacionais para todos os docentes do ensino médio (efetivos e Reda) lotados em sala de aula, além de projetores multimídia, lousa digital e tablets para todas as unidades escolares da rede estadual. O investimento, em parceria com o Governo Federal, é da ordem de mais de R$ 12,5 milhões.

A solenidade de entrega simbólica dos tablets aconteceu na terça-feira (8), às 9 horas,  no Colégio Modelo de Itabuna  e, simultaneamente, em toda a Bahia, pelo sistema de videoconferência. Em Itabuna, contou com a presença da diretora regional de Educação, professora Rita de Cássia Oliveira Dantas Guimarães. Na Direc -7, representou os professores que receberão o equipamento o professor Artur Luiz Araújo de Figueiredo, lotado no Colégio Josué Brandão, de Itabuna.

De Salvador, o secretário da Educação Osvaldo Barreto fez, também, o lançamento do Prêmio Professor e do Selo Gestão Escolar. “A nossa intenção foi pensar em ferramentas e ações que valorizem e contribuam para o trabalho dos professores”, afirma Barreto.

Os tablets educacionais têm o objetivo de contribuir para a prática docente, integrada à utilização das novas tecnologias da informação e comunicação. Já o Prêmio tem o foco na valorização do profissional e melhoria dos indicadores de aprendizagem, enquanto que o Selo enfoca tanto ações pedagógicas como administrativas.

Os demais tablets serão enviados diretamente para as unidades escolares. Os equipamentos fazem parte do patrimônio da escola, são tombados e os docentes farão uso para fins educacionais, mediante assinatura de termo de compromisso. O tablet do professor tem a dimensão de sete polegadas, e os das unidades escolares de 10 polegadas.