
Projeto, em Ilhéus, estimula formação profissional para o setor portuário
Estudantes e pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) realizam visita técnica ao Porto de Ilhéus para conhecer de perto todo o trabalho logístico e os cuidados adotados durante as movimentações portuárias. A iniciativa, promovida pela Autoridade Portuária da Bahia – Codeba, por meio do projeto Porto Aberto Ilhéus, tem o objetivo de estimular a formação novos profissionais para o Setor Portuário e consolida o terminal como ponte entre a comunidade do litoral sul da Bahia e o mercado externo.
“Essas atividades são fundamentais para a formação de novos profissionais. Vivenciar o funcionamento do porto, de perto, amplia o conhecimento técnico dos estudantes e oferece uma visão realista dos desafios e oportunidades do setor portuário”, afirma o gerente do Porto de Ilhéus, Gilberto Rodrigues.
Acompanhados da professora Larissa Rocha, os estudantes do curso de pós-graduação em Ecologia da Uesc participaram de uma imersão prática, onde percorreram as instalações do porto, acompanharam a rotina de gestão ambiental e conheceram os planos e programas que asseguram o funcionamento responsável da unidade. A experiência foi conduzida pela Gerência de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da Companhia (GMAST), em parceria com a Ecossis Soluções Ambientais, empresa responsável pelos programas ambientais da Licença de Operação do Porto.
Porto Aberto Ilhéus
O projeto tem como principal objetivo aproximar a comunidade da rotina portuária, reforçando o papel do terminal como motor econômico e cultural da região, posicionando o Porto de Ilhéus, não apenas como um polo logístico estratégico, mas também como espaço de aprendizado, diálogo e valorização da história local, inspirando futuras gerações e fortalecendo o sentimento de pertencimento da população. A iniciativa evidencia como a integração entre porto, cidade e universidade contribui para o desenvolvimento sustentável, a educação ambiental e a formação de profissionais preparados para os desafios do setor.