
Defensoria Pública debate destinação correta de resíduos no Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica
A Defensoria Pública do Estado da Bahia-Itabuna participou de um encontro na sede do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica-CIMA, para discutir a destinação correta de resíduos sólidos e o trabalho realizado junto a associações de catadores de recicláveis no Sul da Bahia.
Participaram do encontro a Defensora Pública e Coordenadora da 4ª Regional Dra. Aline Brito Müller, acompanhada da sua equipe, o Defensor Público Mateus Costa, a Assistente Social Magui Schauw, membros da Defensoria Pública em Camacã e a assistente social Andreia Pires dos Reis, membro do Núcleo de Gestão Ambiental da Defensoria, que apresentou o Projeto Mãos que Reciclam aos prefeitos Paulo do Gás de Camacan, Ferlu Mansur de Arataca, o presidente do CIMA e prefeito de Jussari Antônio Valete Arnaldo Lopes, Vice Prefeito de Una, Omar Berbert, o presidente da Câmara Municipal de Camacã Lucas Muniz e representantes de Municípios associados.
Durante o evento, foi destacada a importância de se debater o tema de grande relevância para os Municípios e para comunidade e foram apresentadas as atividades já desenvolvidas no Município de Jussari sobre a coordenação da engenheira ambiental Janaina Guerra que está trabalhando no projeto elaborado e idealizado pela assistente aocial Acácia Castro e pela jornalista Kyliana Alves.
Em seguida foi realizada uma outra reunião com os Catadores do Município de Camacã, demonstrando como como foi a da implantação da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis-AACRRI, através do Projeto Mãos que Reciclam. “Orientamos os catadores a se organizarem e conhecerem seus direitos e fortaleceram seu trabalho através do cooperativismo” afirmou a Defensora Aline Müller.
Durante a apresentação a assistente social Andréa Pires dos Reis falou sobre as parcerias realizadas, em destaque com a Prefeitura de Itabuna, COMAM – Conselho Municipal de Meio Ambiente, CVR Costa do Cacau e O Boticário.
Ficou definido que a DPE realizará uma série de atividades nos municípios integrantes do CIMA, com foco na formação e capacitação dos agentes ambientais.