Neste dia 20 de maio, gestores públicos, acadêmicos, parlamentares, empresários e sociedade civil discutirão soluções práticas para a gestão do lixo na Bahia. O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) promoverá o Fórum Estadual Municípios Lixo Zero. A programação será transmitida pelo canal do Una Lixo Zero no YouTube e pela página oficial da Instituição no Facebook, a partir das  19h.

O presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá afirma que o evento é muito importante na conscientização individual das pessoas e de como essas ações vão melhorar a qualidade de vida. “Uma cidade mais limpa, sustentável, tem um ar mais puro e o verde se espalha pela cidade representando um incremento na qualidade de vida das pessoas. São pequenas ações individuais e com o trabalho em conjunto que teremos redução ou fim do encaminhamento de lixo para os aterros sanitários”, destacou.

O evento pretende trazer para o estado uma nova mentalidade de redução ou eliminação completa de resíduos sólidos. “Cerca de 30% do orçamento dos governos municipais é destinado à coleta e tratamento dos resíduos sólidos. O recurso poderia estar sendo empregado em novas escolas, espaços culturais, hospitais e locais para o lazer da população. É um dinheiro que está, literalmente, sendo jogado no lixo”, afirma o presidente do ILZB, Rodrigo Sabatini.

O Fórum tem o apoio da Frente Ambientalista da Bahia, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), da União dos Municípios da Bahia (UPB), do vereador André Fraga (PV) e do Sebrae Bahia.  A realização do ILZB e da Una Lixo Zero.

O evento ocorrerá, paralelamente, em outras Unidades da Federação, ao longo do mês de maio, formando uma rede de debates estaduais e regionais em torno do tema. Nos dias 22, 23 e 24 de junho, o conceito Lixo Zero ganhará uma repercussão ainda maior, com a realização do Congresso Internacional Cidade Lixo Zero.

O Congresso agregará à pauta dos resíduos sólidos a experiência de outros países – como Itália, Suécia, Espanha, onde foram testadas e validadas as propostas de redução e eliminação de lixo em diversas cidades. A inscrição também será gratuita e a transmissão será por plataforma online.

O conceito Lixo Zero

 É uma meta para guiar pessoas e instituições a mudarem as práticas para incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo. A partir de premissas éticas, econômicas e eficientes, a metodologia promove maneiras específicas de cuidar dos resíduos que jogamos fora. Também propõe medidas de ação pública e privada que minimizem os impactos do aquecimento global.

Instituto Lixo Zero – Uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos, pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no país. Fundado em 2010, O ILZB representa o Brasil na ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo. Possui como objetivos promover e gerir a responsabilidade social na geração de resíduos ao incentivar e coordenar organizações e indivíduos sobre gestão adequada e promover o conceito e os princípios de Lixo Zero, bem como capacitar profissionais e certificar o cumprimento da Meta Lixo Zero por empresas, instituições e comunidades.

Serviço

Fórum Estadual Lixo Zero

Data: 20 de maio

Horário: 19h

Transmissão pelo canal do Una Lixo Zero no YouTube e pela página oficial da Instituição no Facebook.

Mais informações: @unalixozero

Inscrições podem ser feitas aqui