O Novembro Roxo, campanha dedicada à conscientização da prematuridade, ecoa este ano a inspiradora mensagem: “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes”. Em sintonia com o tema, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) e primeira unidade hospitalar de Ilhéus a oferecer UTI Neonatal, intensificou suas ações para marcar a campanha.

Além das intervenções diárias e essenciais de fisioterapia, que incluem o uso do Polvo Terapêutico, da Bancada do Despertar e da acolhedora Redeterapia, o hospital iniciou uma ação para abraçar ainda mais a causa dos prematuros: os recém-nascidos internados na unidade ganharam roupinhas temáticas representando diversas profissões que poderão escolher no futuro.

“Esta ação simbólica não só aquece os pequenos, mas também reforça a mensagem de futuros brilhantes e cheios de possibilidades para todas as crianças prematuras”, destaca a coordenadora da UTI Neo, enfermeira Larissa Figueiredo. São futuros médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, professores e policiais que, em um emocionante ensaio fotográfico, revelam aos pais a força e a luta pela vida.

A diretora-geral do HMIJS, Domilene Borges, lembra que o Brasil está entre os dez países do mundo com maior número de nascimentos prematuros. Cerca de 300 mil bebês nascem prematuramente a cada ano no país, o que equivale a mais de 900 por dia. “A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil”, reforça a diretora.

Painel da vitória

Além das roupinhas temáticas, o hospital inaugurou um painel contendo fotos e registros de bebês que passaram de forma vitoriosa pela UTI da unidade. Um mural para registro de poemas e mensagens foi afixado no corredor de acesso ao setor de Terapia Intensiva, onde as famílias podem registrar seus sentimentos em relação aos bebês.

Uma palestra que reuniu parte da equipe que lida com os recém-nascidos prematuros foi ministrada pela médica Valéria Ignácio, plantonista nas UTIs Neo e Ucinco do HMIJS, que abordou os “Avanços no cuidado ao recém-nascido prematuro e o papel da equipe multiprofissional”.

Referência

Desde a sua inauguração, em 6 de dezembro de 2021, graças à iniciativa do Governo do Estado, o hospital realizou mais de 12 mil partos. O Materno-Infantil é a única maternidade 100% SUS da região. A unidade conta com 105 leitos destinados à obstetrícia, à gestação de alto risco, pediatria clínica, UTI pediátrica, UTI neonatal e centro de parto normal, integrados à Rede Cegonha e à atenção às urgências e emergências, com funcionamento 24 horas e acesso por demanda espontânea e referenciada de parte significativa da região sul da Bahia. O HMIJS é o único hospital da Bahia referência para atendimento especializado aos Povos Originários.