
Mary Lucy Silva Lima lança livro “O Cinena na Belle Époque Ilheense”
A escritora Mary Lucy Silva Lima lança hoje, na Biblioteca Central do Bahia, em Salvador, o livro “O Cinena na Belle Époque Ilheense-Cultura urbana e representações do poder no auge do cacau”. Editada pela Via Litterarum, a obra destaca como Ilhéus foi influenciada pela Belle Époque foi um período da história europeia durante o qual, em face do crescimento da industrialização, a burguesia emergente e a aristocracia remanescente viveram um período de cultura cosmopolita de luxo e prazeres sustentados pelo capitalismo. Essa cultura atingiu diversas cidades das Américas onde o crescimento econômico era notório.
No contexto nacional, a Belle Époque Brasileira compreende basicamente o período da República Velha, e teve destaque nas duas regiões mais prósperas do país àquela época: a região cafeeira e a região do ciclo da borracha. Mas além destes, o cacau também foi um dos produtos agrícolas que compuseram a base da economia brasileira neste período – durante o qual essas regiões atingiam o seu apogeu urbanístico. É nesse contexto que nasce também o Cinema enquanto tecnologia e arte, com proliferação de empresas cinematográficas e popularização dessa forma de entretenimento entre todas as classes sociais.
“A cidade de Ilhéus teve importante participação nesse cenário, principalmente através de empresários pioneiros do Cinema, como João Gaudêncio de Lima e José Nelli, sócios na empresa Nelima Film. Assim, conhecer a história do Cinema no contexto da Belle Époque Ilheense nos permite compreender a origem e as circunstâncias que envolveram tais eventos na região cacaueira, constatando a contribuição da cidade de Ilhéus na formação do Cinema baiano”, destaca autora.
Contatos: