O Colégio Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira (Ilhéus-BA) realiza, de 12 a 14 de agosto, o Projeto Literário “Vozes da Terra: Literatura e Sustentabilidade”, que integra arte, cultura e consciência socioambiental no ensino médio. A iniciativa, conduzida por professores da área de Linguagens, busca promover uma leitura crítica e engajada, aproximando os estudantes das questões ambientais, sociais e culturais do Brasil, em diálogo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.


Professoras Rita Cristiane, Luh Oliveira e Kátia Cilene

O projeto propõe a leitura e análise de obras da literatura Sul-baiana, Indígena e Negra, promovendo reflexões sobre identidade, território e preservação ambiental. Entre os autores estudados estão Pawlo Cidade, Cyro de Mattos, Luh Oliveira, Daniel Munduruku, Ailton Krenak, Eliana Potiguara, Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior, entre outros.

A programação inclui salas temáticas nos dias 12 e 13 de agosto, com exposições e experiências interativas, e apresentações culturais no dia 14 de agosto, reunindo intervenções artísticas inspiradas nas obras estudadas.

Para a professora Luh Oliveira, uma das professoras de Linguagens, que também é escritora, o projeto “nasce do desejo de formar leitores críticos e cidadãos conscientes, capazes de compreender que a literatura também é um território de resistência e cuidado com a vida”.

Mais que um trabalho pedagógico, o “Vozes da Terra” é um convite para ouvir as vozes da terra — sejam elas escritas, narradas ou cantadas — e transformá-las em ação para um futuro mais justo e sustentável.