
Mazé Torquato Chotil fala de seus livros e de como divulga a literatura brasileira na França
No Conversa com o Autor, Mazé Torquato Chotil fala para a jornalista Katy Navarro sobre a ideia central do livro “Mares Agitados: na periferia dos anos 70”. A história tem como personagem principal uma jovem estudante do ensino médio que deseja fazer faculdade. Com a falta de universidade na sua região, na época, como outros colegas de classe, migra para São Paulo e vai morar na periferia da Grande São Paulo.
Em meados dos anos 70, num país sob ditadura, ele vai descobrir a maior cidade da América Latina, sua história, seus monumentos… Vai buscar trabalho para financiar seus estudos, fazer amizade no colégio e se preparar para passar o vestibular. Esse é o desafio e a partir daí Mazé faz um registro também da história do Brasil. O Mato Grosso do Sul está presente em vários dos livros publicados por Mazé Torquato Chotil. Filha de nordestinos vindos do Sul do Céará para colonizar a área da CAND – Colônia Agrícola Nacional de Dourados, ela escreveu Minha Aventura na Colonização do Oeste romance que fala da experiência dos pais na região. Fora as biografias, seus romances estão marcados pela sua experiência de vida no sul do Mato Grosso dos anos 1950, Mato Grosso do Sul hoje.
No programa, a escritora mostra o quanto sua terra marcou sua trajetória e como a região Centro-Oeste está mais viva do que nunca na memória dela através das experiências e suas raízes profundas com o Mato Grosso do Sul. Mazé Torquato Chotil é jornalista e escritora. Nasceu em Glória de Dourados, Mato Grosso do Sul, morou em Osasco-SP e vive em Paris desde 1985. É Doutora pela Universidade Paris VIII e Pós-doutora pela Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais, a EHESS, em Paris. Tem quatorze livros publicados (cinco em francês). Entre eles destacam-se os seguintes títulos: Na sombra do ipê; No Crepúsculo da vida; Lembranças do sítio / Mon enfance dans le Mato Grosso; Lembranças da vila; Nascentes vivas para os povos Guarani, Kaiowá e Terena; José Ibrahim: O líder da grande greve que afrontou a ditadura; Trabalhadores Exilados; e Na rota de traficantes de obras de arte. “Mares Agitados: na periferia dos anos 70” é o livro mais recente.