Luh Oliveira lança livro de poemas “Pintei a Lua de Jasmim”
A Academia de Letras de Ilhéus foi o cenário mágico do lançamento do novo livro de poemas da escritora, poeta e produtora cultural ilheense Luh Oliveira. Com um ambiente adornado por lua e jasmins, o evento atraiu um público seleto, composto por escritores, familiares, amigos e admiradores da autora.
O presidente da Academia de Letras de Ilhéus, Pawlo Cidade, deu início à sessão de lançamento, destacando sua contribuição como consultor literário e autor da orelha do livro. A vice-presidente Anarleide Menezes também se fez presente, relembrando a trajetória poética de Luh.
Rafael Gama, escritor e apresentador que representou a Via Literarum, enfatizou a relevância da poesia popular, que aborda a vida cotidiana, e a importância do coletivo e das parcerias na literatura sulbaiana contemporânea.
Durante a sessão de autógrafos, os convidados foram presenteados com a música de Ligia Callaz. O sarau que se seguiu contou com a participação de muitos presentes, incluindo homenagens aos 50 anos da escritora, apresentadas em vídeo-depoimentos. A noite foi acompanhada por delícias da comida árabe do restaurante Raízes do Líbano.
Os convidados declamaram poemas do livro, encerrando a noite de lua cheia com um clima de poesia e afeto. O evento contou com a presença de escritores como Leônidas Azevedo, Tica Simões, Pawlo Cidade, Rafael Gama, Cátia Hughes, Carmem Caruso, Tatiana Pastorelo, Franklin Costa, entre outros.
Sobre a Autora
Luh Oliveira é sul-baiana, libriana, mãe, poeta, escritora, professora e produtora cultural. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa com ênfase na escrita criativa, Literatura Comparada e Literatura Infantil, é mestra em Letras com foco no letramento literário e digital. Pesquisadora do grupo EMOFOR – Emoções em formação, da Universidade Estadual de Santa Cruz. Desde 2004, Luh trabalha com obras de escritores da região em suas aulas e é membro ativo da Academia de Letras de Ilhéus, do Mulherio das Letras e da Confraria de autoras de literatura infantojuvenil da Bahia (CONFRALIB).
Ela co-fundou o Festival Literário Sul-Bahia (FLISBA) e é idealizadora da FILIN – Festival Ilheense de Literatura para as Infâncias e da Vixi Bahia Literária, um clube de escritores. Também é curadora da I Tour Histórico Literário de Ilhéus e desenvolveu o projeto “Bate-papo literário Luh Oliveira convida” no Instagram entre 2020 e 2022.
Luh ministra workshops de Escrita Criativa e Escrita Terapêutica, além de cursos de formação em Letramento Literário para professores. Participa ativamente de coletivos literários, Feiras Literárias e Bienais do Livro em todo o Brasil, além de diversas coletâneas poéticas no Brasil e em Portugal. Entre 2012 e 2024, publicou 15 livros, sendo seu livro A+perto no coração indicado ao prêmio Jabuti em 2023. Em 2024, recebeu a medalha da Casa do Olodum em Salvador, em reconhecimento ao seu trabalho literário. Suas obras são adotadas em escolas de Ilhéus, Itabuna, Ipiaú, Ubaitaba, Jequié, Vitória da Conquista, Salvador e outros estados. Carinhosamente chamada de LuhPoesia, Luh se destaca pela intensa divulgação literária nas redes sociais.











