O  Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) promoveu um encontro para celebrar o Dia do Psicólogo. No início da homenagem, a psicóloga Katiussa Ribeiro destacou a importância do trabalho realizado pelos profissionais da área em unidades hospitalares.

Ela, que também é coordenadora da Psicologia do HRCC, explicou que o trabalho do psicólogo hospitalar é manter o foco no sofrimento e nas repercussões decorrentes da doença e a hospitalização. “Assim, estamos reforçando o trabalho estrutural e de adaptação do paciente e familiar ao enfrentamento da intensa crise, oferecendo suporte emocional e conforto aos momentos de dor”, destacou.

Em seguida, suas colegas psicólogas Juliana Campos, Amanda Costa e Gabryella Santiago reforçaram a mensagem para os presentes na confraternização. O gerente de enfermagem do HRCC, João Henrique Araújo Andrade, ressaltou o papel do psicólogo hospitalar. “É de fundamental importância para o setor assistencial porque trabalham a questão humana com pacientes e familiares”, disse.

A enfermeira Naama Ramos e Silva, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), ratificou todas as referências positivas ao trabalho das psicólogas. “Eu quero agradecer todo o apoio que a Psicologia nos dá em nossos protocolos, atuando de maneira humanizada no acolhimento aos familiares de pacientes”, ressaltou.

Para a diretora-geral do HRCC, Tiana Pimentel, a psicologia conhece sobre escutar as pessoas. “Em um diagnóstico mais duro, por exemplo, o psicólogo faz o diferencial para dar o conforto tanto para pacientes, quanto a familiares. A psicologia faz uma escuta qualificada. Eu agradeço a equipe pelo trabalho realizado aqui no HRCC. Muito obrigada, mesmo. Fico muito feliz pelo pela atuação desses profissionais no hospital”, afirmou.