A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) vai realizar a partir desta quarta-feira, dia 19, por meio da Biblioteca Municipal Plínio de Almeida, a Exposição Identidade Grapiúna.

A mostra de fatos e fotos acontece na Praça Olinto Leone, das 9 às 19 horas, e prossegue até sexta-feira, dia 21, em comemoração aos 113 anos de emancipação política e administrativa do município que transcorre no próximo dia 28.

 

A diretora da Biblioteca Municipal Plínio de Almeida, Rita de Cássia Santos, ressalta que a exposição tem o objetivo de incentivar os alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino e da Rede Particular e o público em geral a reconhecer e valorizar a origem e História de Itabuna, principalmente no que se refere aos aspectos políticos, geográficos, econômicos, sociais e culturais.

 

“Apresentaremos um acervo de 40 fotos antigas e banners que retratam a História de Itabuna, além de alguns livros de escritores locais e regionais. Será um momento muito especial, porque esta será a primeira vez que nossa exposição será apresentada durante um evento externo para a comunidade”, contou a diretora Rita Santos.

 

PROGRAMAÇÃO

A programação comemorativa do aniversário da cidade foi aberta no início da noite de sexta-feira passada, dia 14, com a entrega da quadra poliesportiva Irmãos Riela, no Bairro Banco Raso, pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD).

 

Na solenidade simples, Carlos Riela, único dos lendários craques da família, cuja história no futebol amador e profissional marcou a cidade na década de 1960, esteve o tempo todo emocionado ao lado de sobrinhos, filhos e netos dos seus irmãos Leto, Lua e Fernando Riela, cuja trajetória é contada em livro.

 

Na mesma noite, foi entregue a Praça Heitor Farias, no Mangabinha, que passou por obras de requalificação executadas pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), em projeto da arquiteta e urbanista Leila Lessa.

 

A requalificação da Praça Heitor Farias faz parte do Projeto Praça Viva que vem sendo executado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da SIURB desde o primeiro ano da gestão do prefeito Augusto Castro.