Como parte das atividades promovidas pelo Junho Vermelho, mês de conscientização para doação de sangue, planejado pelo Comissão de Humanização do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, a Agência Transfusional (AT) da unidade promoveu, entre terça-feira (13) e quinta-feira (15), ações de sensibilização para o ato de doar sangue.

As orientações realizadas têm referência ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado todos os anos em 14 de junho. Essa data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, para homenagear o aniversário do médico imunologista austríaco, Karl Landsteiner, que descobriu as diferenças entre os tipos sanguíneos, explica a farmacêutica bioquímica Fraana Andrade, coordenadora operacional da AT do HRCC.

“Então, neste dia, reforçamos ainda mais a importância sobre a doação de sangue. Também aproveitamos para homenagear os doadores e encorajar aqueles que nunca doaram. Esclarecemos ainda que não há implicações que possam prejudicar o doador apto e saudável neste ato tão nobre que salva inúmeras vidas todos os dias”, destacou.

O médico Alfredo Boa Sorte Júnior, responsável técnico da AT do HRCC, lembra sobre a necessidade da manutenção do nível adequado do estoque de sangue para as transfusões. “Precisamos de doadores durante todo o ano, principalmente em períodos como este de festas juninas, com maior possibilidade de elevar a demanda por atendimento em hospitais da nossa região”, relata.

“Peço à população que mantenha, participe e incentive a doação de sangue e que essas doações sejam dirigidas ao Hospital Regional Costa do Cacau. Aqui realizamos cirurgias, procedimentos, atendemos pacientes que são vítimas de acidentes das mais variadas formas. Temos a necessidade de uso de sangue para realizar as transfusões e salvar vidas,”enfatiza o médico.

Locais de doação

Ilhéus: Banco de Sangue de Ilhéus, no Hospital São José – Rua Dom Manuel Paiva, Ladeira do Café, 226, bairro Teresópolis – Ilhéus / BA. Telefone: (73) 3234-5774.

Itabuna: Banco de Sangue do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – Rua Antônio Muniz, 200 (Prédio Anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho), bairro Pontalzinho – Itabuna / BA. Telefones: (73) 3214-9126 / 9127 / 9154.

*Critérios para doação de sangue* – De acordo com informações da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.

Alfredo Boa Sorte Júnior ressalta que todas as pessoas que preencham os critérios de doadores, também sejam multiplicadores sobre a importância doação de sangue. “Assim, passam a ser difusores de informações que podem sensibilizar familiares, amigos, colegas e vizinhos a doarem e a pedirem que outras pessoas também doem sangue”, declarou.