Aconteceu no último sábado no município de Potiraguá, o I Seminário de Cidadania Rural, que teve  palestras  com temas ligados ao desenvolvimento rural do Médio Sudoeste baiano. O seminário foi uma articulação de dois vereadores, presidentes das câmaras de Pau Brasil e Potiraguá ( Nego Elder e Gegel) do Litoral Sul e do Médio Sudoeste e contou com o apoio da COOAP e do Instituto ECOBAHIA entidades de ATER, que prestam serviços para o Governo do Estado.

Sediadas no litoral sul baiano, a COOAP atende a assistência técnica e extensão rural em Iguaí, Ibicuí, Firmino Alves e Nova Canaã e foi convidada pelo vereador potiraguaense Gegel para o apoio aos agricultores familiares da cidade.


A abertura do evento  foi feita pelo vereador de Pau Brasil Nego Elder, logo após iniciou-se a palestra com Eliomar Melo (Xixa) que descorreu sobre estratégias para o desenvolvimento rural: crédito rural, emissão de CAF, PAA, PNAE e ainda orientou agricultores sobre a política de distribuição de mudas do Instituto Biofábrica.

Outra palestra que contou com a atenção da platéia foi a de direito previdenciário do segurado especial, o assessor administrativo do escritório de advocacia Gomes&Gomes usou a palavra e deixou a todos bastante informados dos direitos previdenciários.

O seminário contou com a presença do Secretário de Agricultura do município e ex vereador do município de Potiraguá Alicate, de presidentes de várias associações, do vereador Jean, do ex vereador Biscoito, da coordenadora de regulação da Fundação Hospital da Mata Atlântica Glaucia Almeida,  e várias outras lideranças.

O evento ainda contou com a distribuição de mais de 10 mil mudas de cacau, açaí, mandioca e essências florestais.