O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz aprovou na sua 66ª Reunião Extraordinária, realizada nesta sexta-feira 21 de outubro, o desmembramento do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, criando o Departamento de Engenharias e Computação. O novo Departamento abrigará os cursos de graduação de Ciência da Computação e as Engenharias: Civil, Elétrica, Mecânica, Química e de Produção e Sistemas; e o Departamento de Ciência Exatas, que terá sob sua gestão os cursos de Matemática, Química e Física na modalidade de licenciatura e bacharelado e, ainda, as Áreas de Estatística e Oceanografia, que não possuem cursos de graduação.

O presidente do Conselho Universitário e reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, fez um resgate histórico sobre a importância da sessão do Consu. O primeiro documento solicitando o desmembramento do DCET, que se encontra na Secretaria de Cursos da Universidade, data de 2009, portanto há 11 anos. Ainda na gestão do reitor Joaquim Bastos, foi construído o pavilhão que hoje recebe o nome Professor Evandro Sena Freire, numa homenagem ao seu ex-diretor e reitor desta instituição, em 2019.

“Hoje é um dia histórico para nossa Universidade. A reitoria está criando todos os meios para viabilizar o desmembramento. Quando o Consu, que é a instância máxima da Universidade, aprova o desmembramento, criando o 11º Departamento, devidamente fundamentado e de forma unânime, revela a responsabilidade e a maturidade da cada conselheiro e conselheira. Parabenizo o professor Aprígio pela condução do DCET – que continuará até que sejam eleitos os novos diretores, principalmente pela condução de maneira democrática, sempre ouvindo os seus pares através da plenária para que isso acontecesse. Da mesma forma, o professor Cristiano Bahia, pela maneira sensível e responsável com que fez o seu relatório.

O atual diretor, Prof. Aprígio Bezerra, lembrou que a atual estrutura praticamente inviabilizava o DCET. Ao departamento, estavam vinculados 12 cursos de graduação na modalidade presencial, outros dois cursos de graduação na modalidade a distância e nove programas de pós-graduação. De acordo com os dados fornecidos pela Coordenação Geral de Estágio, 1887 alunos estão matriculados nos cursos de graduação do departamento. Para o diretor, desmembramento do DCET não foi um desejo brotado nos corações dos que fazem o Departamento, trata-se de uma necessidade urgente, clamada por quem vive uma estrutura que cresceu e vai continuar crescendo nos próximos anos