Monumentos e patrimônios do rico acervo histórico, artístico e cultural de Ilhéus estão sendo restaurados. Realizada por meio da Secretaria Especial de Cultura (Secult), a ação segue em andamento por uma equipe especializada em restauro de monumentos.

Entre as obras estão a estátua de Sapho, instalada na Praça J.J. Seabra, no Centro Histórico; o Obelisco, situado na Avenida Dois de Julho e o Teatro Municipal de Ilhéus (TMI).

Com 80% da obra concluída, o TMI passa por reparos que englobam tratamento de fissuras, retirada do reboco danificado, tratamento com oxidante nas armaduras, fechamento com concreto de alta resistência, acabamento na fachada, entre outros.

O objetivo é resgatar e conservar a cultura e a história do município, por sua relevância artística, histórica e afetiva e pelo fomento ao turismo. O prefeito Mário Alexandre valoriza e reconhece a importância da recuperação e preservação dos patrimônios e monumentos artísticos.

“A história e a cultura de um povo e de sua terra são contadas através de seu patrimônio material e imaterial. Por isso, estou muito feliz em poder resgatar esses monumentos, que são fortes atrativos turísticos e fortalecem a identidade do nosso povo”, frisou o gestor.