A história do Hospital Calixto Midlej Filho confunde-se com a da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, que administra a unidade referência em diversas especialidades. É comum, ao entrar num táxi ou transporte por aplicativo com destino ao hospital, no bairro Pontalzinho, o passageiro ser questionado: “é para Santa Casa?”. O hospital foi inaugurado em 7 de setembro de 1922 por um grupo de religiosos e fazendeiros do município.

Marcada pelo pioneirismo em diversos serviços de alta complexidade, a história do Hospital Calixto Midlej Filho começou a ser escrita num período em que o mundo se recuperava da primeira guerra e da crise humanitária causada pela “Gripe Espanhola”. Quando da sua inauguração o recebeu o nome de Hospital Santa Cruz, sendo rebatizado em 1984 em homenagem à Calixto Midlej Filho, 24º provedor da instituição.

Um dos primeiros estabelecimentos com estrutura para atendimento de média e alta complexidade no interior da Bahia, o hospital Calixto Midlej Filho é referência em Neurocirurgia, Cardiologia, Oncologia, Nefrologia e Ortopedia, dentre outras. “Temos feito um esforço muito grande para investir em tecnologia de ponta e disponibilizar os melhores profissionais para população do interior da Bahia”, explica o provedor da Santa Casa de Itabuna, Francisco Valdece, que há mais de 30 anos acompanha de perto a história do Calixto Midlej.

Diretora técnica do HCMF, a médica Maria Carolina Reis destaca que a unidade hospitalar é referência em neurocirurgia e recebe pacientes de toda a Bahia para procedimentos cardiovasculares nos serviços de cardiologia clínica, cirurgias cardiovascular e endovascular.

Maria Carolina lembra que o serviço de hemodinâmica do hospital é referência para região e funciona em tempo integral para atendimento das síndromes coronarianas agudas. A unidade disponibiliza também diversas especialidades clínicas e cirúrgicas e conta com um centro cirúrgico com cinco salas, além do pronto atendimento em tempo integral.

PROCEDIMENTOS PIONEIROS

O Calixto Midlej é pioneiro em diversos serviços. Em 1978, instalou a primeira unidade de hemodiálise do interior. Em 2017, o hospital realizou, no sul da Bahia, em um paciente idoso, o primeiro Implante de Transcatéter de Válvula Aórtica, mais conhecido como TAVI, cirurgia que não necessita de abertura do tórax do paciente. O TAVI é feito para tratar a estenose aórtica, doença muito comum em pacientes idosos.

Outra beneficiada com o serviço de Hemodinâmica do Calixto Midlej Filho foi a promotora de vendas Graziele Góis do Espírito Santo, de 32 anos, que fazia uso de 11 medicamentos anti-hipertensivos numa tentativa desesperada de controlar a pressão arterial segundaria refratária. Em julho deste ano, a jovem foi submetida a técnica de denervação renal, um procedimento inédito no sul da Bahia. Com o procedimento, Graziele Góis deixou de fazer o uso diário de 29 comprimidos.

Com oferta da assistência médico-hospitalar diferenciada, o Hospital Calixto Midlej Filho foi reconhecido recentemente com o Selo de Qualificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível 1, conquistado depois de participar de um rigoroso processo de avaliação. A unidade hospitalar possui 176 leitos ativos, parte deles destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (UTI).