A noite foi de celebração para os 78 aspirantes do curso de formação de oficiais auxiliares da Polícia Militar da Bahia, na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador. A solenidade foi realizada  nesta segunda-feira (5), às 18h, e contou com a presença do governador Rui Costa; do comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho e outras autoridades.

A turma foi composta por oficiais de carreira, no cargo de subtenente, com no mínimo 14 anos de serviços prestados à Polícia Militar, e foi a primeira com 49 mulheres em sua formação.  O Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), que durou 10 meses, foi idealizado pela Academia de Polícia Militar (APM) e contou com aulas específicas sobre gestão de pessoas, direitos humanos, comunicação, legislação, relações raciais e de gênero, tiro e direito penal. Após a formatura, os aspirantes a oficial ainda passarão por um período de três meses com vivências operacionais e administrativas para posterior promoção a a tenente.

 

Para o Comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, a cerimônia terá retornos positivos para a sociedade. “Hoje é um dia de júbilo para a corporação, porque nós ofertamos para a sociedade baiana mais 78 oficiais no quadro administrativo que vão ajudar e muito, sobretudo na fiscalização. Faz parte do plano estratégico da corporação para que policiais militares que ingressaram outrora na carreira de praças galguem o oficialato”.

 

Já a aspirante a oficial PM Cledinei, formanda desta turma, acredita que o curso molda líderes cientes de sua relevância social. “A minha expectativa na progressão de carreira é viver o oficialato de maneira técnica e estruturada, onde eu possa passar aos meus subordinados o que é ser líder, em vez de chefe. Mostrar para eles que a sociedade carece não só da disciplina formal repressiva, mas sim da disciplina conscientizadora que pode mover e mostrar para todos que a humanidade é melhor do que a austeridade”, sintetizou.

 

Homenagem

 

Durante a celebração, os formandos homenagearam o capitão Jorge Alexandre dos Santos, oficial já falecido, escolhido como patrono pela turma por ter uma trajetória similar à dos alunos como auxiliar da PM. O coronel Adson Marchesini, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, também foi escolhido para ser padrinho dos aspirantes a oficial.

 

Fotos: Joá Souza/GOVBA