Maria Isabele Ferreira Santos

 

Momentos de alegria, confraternização e conquista, nesta quinta-feira (25), para a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASAI), que conquistou o conceito 5, o maior possível, na avaliação realizada pelo órgão do Ministério da Educação (MEC). A nota máxima no MEC é a pontuação de excelência que uma Instituição atinge quando segue todos os critérios estabelecidos pelo órgão. Ele atribui pontuações de 1 a 5 ao avaliar aspectos como infraestrutura, corpo docente, projeto pedagógico e desempenho do discente.

Batimento, sentimento, circulação, transpiração e a nossa paixão por Medicina: pilares que nos motivam a buscar, diariamente, a excelência, ofertando o suporte necessário para o desenvolvimento da qualificação médica.

Emocionado, o Diretor Geral da Unidade, Dr. Luciano Tourinho, descreveu o momento como de felicidade e gratidão. “Estamos muitos felizes e engajados em todos os processos. O trabalho em equipe e a busca por uma atuação excelente são fatores importantes na construção desse conceito. Atribuo o conceito ao empenho de toda a equipe envolvida com a faculdade, que realiza suas funções com muito compromisso. Quanto orgulho em compartilhar experiências incríveis com discentes, docentes, colaboradores administrativos, terceirizados e, ainda, em fazer parte do maior grupo de educação Médica da América Latina, a Afya”, comemorou.

Para a coordenadora do curso de Medicina, Dra. Mércia Margotto, o trabalho em equipe e a busca por uma atuação excelente são fatores importantes na construção desse conceito “Quando trabalhamos olhando para o mesmo foco, alcançamos voo e conquistamos o mundo. Este momento posso resumir em uma sequência de alegria, emoção e brilho nos olhos”, emocionada disse.

Carla Braga, secretária executiva da unidade, destacou o momento como forma de reconhecimento e repleto de emoção. “ Com todos reunidos na entrada da faculdade para a comemoração do resultado do MEC, foi uma emoção indescritível. Ter o nosso trabalho reconhecido dessa forma só reforça que estamos no caminho certo: uma educação médica de excelência aos nossos alunos. Esse é o início de uma grande história na FASAI”, disse.

Fazendo uso da palavra, Itana Regina, Procuradora Institucional da unidade, parabenizou todo o time pela conquista: “Fico muito feliz em alcançarmos o resultado que tanto almejávamos. Quando o time trabalha com o mesmo propósito e encontramos cumplicidade e união entre aqueles que atuam juntos, os resultados são de excelência”. E completou: “ Nós somos o que repetidamente fazemos. A excelência, então, não é um ato, mas um hábito” (Will Durant) sobre pensamento de Aristóteles.

 

SOBRE O CURSO
O curso de Medicina da FASA Itabuna oferece 85 vagas por ano, e as aulas ocorrem no período diurno. A carga horária é de 8.250 horas/aula, desenvolvidas no período regular de 06 anos (12 semestres).

O Curso de Medicina da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna – BA visa a formação de médicos generalistas, humanistas, com visão crítica e reflexiva, capacitados para atuar eticamente e de forma eficaz na prevenção de doenças e na manutenção da saúde – em especial no âmbito da atenção primária e urgência e emergência, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde, com foco nos indivíduos, na família e na comunidade, na perspectiva da integralidade e da abrangência do cuidado em saúde, desde o atendimento até a gestão, com senso de responsabilidade socioambiental, justiça, cidadania e defesa da dignidade humana.

Estude com a gente e usufrua de uma infraestrutura inovadora, com laboratórios que permitem o treinamento prático de diversas habilidades e simulam situações reais de atendimento médico. Todos os equipamentos são de altíssimo nível e permitem uma vivência completa do aluno no universo da Medicina.

A FASAI se consolida na região sul como uma Instituição recredenciada pelo MEC com nota máxima, sendo a única da região com oferta de curso de Medicina e reconhecida como uma faculdade de excelência.