O município de Itabuna avançou mais uma fase na Seletiva “Recicleiros Cidades”, promovido pelo Instituto Recicleiros, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), reconhecida como entidade ambientalista, criada com o objetivo de apoiar e capacitar às prefeituras para que elaborem e implantem políticas públicas para a coleta seletiva e reciclagem.

Com a finalidade de obter capacitação técnica para criar condições favoráveis ao desenvolvimento da coleta seletiva inclusiva e sustentável, Itabuna tem buscado apoio institucional junto a OSCIP e órgãos governamentais. O município ingressou na Academia Recicleiros do Gestor Público(ARGP) que auxilia equipes da Administração Municipal a estabelecerem em seus territórios condições favoráveis para implantação e desenvolvimento sustentável da coleta seletiva e reciclagem.

Construída em formato online, para que seja acessível a qualquer cidade do Brasil, a ARGP tem por objetivo compartilhar as experiências acumuladas ao longo dos anos por Recicleiros, trabalhando em parceria com cidades brasileiras para implantar programas de coleta seletiva economicamente viáveis, eficientes e sustentáveis.

Aos municípios inscritos no processo de seleção, será dada a oportunidade de sedimentar a política pública de coleta seletiva e de reciclagem com o apoio do programa Recicleiros Cidades, que busca municípios para o próximo ciclo de investimentos.

Para Dielson Mendes, da Secretaria Municipal de Planejamento, esta iniciativa é muito importante tanto para a cidade que já implantou a Coleta Seletiva, como também para aquelas cidades que ainda estão trabalhando para a implantação”, comentou Mendes, que é Mestre em Planejamento Ambiental. Vale ressaltar que o Instituto Recicleiros atua como ambiente integrador entre prefeituras, empresas e catadores, atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).