O programa eleitoral do candidato a governador jerônimo Rodrigues (PT) desta quarta-feira (31) destaca a combinação entre tecnologia, inovação e sustentabilidade como motor para a criação de oportunidades de trabalho e de geração de renda para a população.

“Enquanto o Brasil andava para trás, a Bahia avançava e preparava o futuro”, anuncia o episódio. “Hoje, somos líder nacional na produção de energia eólica e solar. Trouxemos tecnologia para o interior, que, além de energia, gera renda e milhares de empregos para o povo da Bahia.”

O programa ressalta que a Bahia responde por mais de 30% da produção nacional de energia eólica e solar, com 274 usinas instaladas e capacidade para atender mais de 50 milhões de pessoas. “As usinas geram mais de 130 mil empregos e dinamizam as economias locais.”

40

Com base no exemplo de Caetité, cidade do sudoeste baiano, a 645 quilômetros de Salvador, cuja população teve a vida transformada pela chegada das usinas de produção de energia limpa, o programa projeta a expansão de iniciativas semelhantes para todas as regiões Estado.

“Jerônimo vai criar Zonas Especiais de Indústria e Serviços em todas as regiões do Estado, vai incentivar a criação de uma nova cadeia de componentes de tecnologia e criar mais vagas para jovens de todo o Estado, nos Programas Primeiro Emprego e Partiu o Estágio”, anuncia o programa.

“Nos últimos anos, trabalhamos e investimos muito; superamos a crise nacional”, lembra o governador Rui Costa. “Agora, imagina Jerônimo governando ao lado do presidente Lula, que é apaixonado pela Bahia e pelos baianos? Pode acreditar, ele vai fazer muito mais.”