eua uesc (1)O doutor Marcellus M. Caldas, professor do Departamento de Geografia e Ciências Geoespaciais da Kansas State University (EUA), visita a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) esta semana e realiza palestras para a comunidade acadêmica sobre a internacionalização das publicações científicas e possibilidades de cooperação entre as instituições. Nesta quarta-feira, dia 25, pela manhã, o professor foi recebido pelo reitor Alessandro Fernandes de Santana e, em seguida, fez uma exposição para professores, alunos graduandos e pós-graduandos da Uesc, no auditório da Torre Administrativa.

eua uesc (2)Caldas é brasileiro, já foi professor da Uesc e atualmente é Pró-reitor Assistente no escritório de relações internacionais da Kansas State University, com especialidade em pesquisa geográfica, na interface de humanos e do ambiente físico e análise e aplicação geoespacial. Na quinta-feira, dia 26, às 10h30min, no auditório da Torre Administrativa, vai abordar o uso do DIG e Sensoriamento Remoto na Ciência Social.

A presença do professor Marcellus Caldas na Uesc resulta de articulação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp) e da Assessoria de Relações Internacionais (Arint). Na sua primeira palestra, ele falou sobre a estrutura e funcionamento da Kansas State University e sobre a importância da publicação de artigos científicos nos Estados Unidos para o desenvolvimento da carreira acadêmica.

eua uesc (3)Segundo a professora Ticiana Zanon Moura, assessora de Relações Internacionais da Uesc, durante os encontros com o professor Marcellus Caldas “estamos verificando formas de cooperação, como visitas de grupos de estudantes americanos à Uesc, ou oportunidades de intercâmbio para nossos alunos, além de trazer pesquisadores americanos para realização de pesquisa em conjunto no Brasil.”