92731F0C-517D-40F4-AFDE-955391EBDBA0
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), prestigiou na manhã deste sábado, dia 20, a 2ª etapa do Mutirão do Diabetes 2021 promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes, em parceria com o Hospital Beira Rio e a Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo 152 portadores da doença identificados com retinoplastia acentuada ou pé diabético com sinais de gravidade foram atendidos por especialistas na unidade hospitalar.

88251E5A-6A22-4827-8F78-C9B09F47DB7F
Os pacientes fizeram exames laboratoriais de glicemia, creatinina, hemoglobina glicada, colesterol, proteinúria e microalbuminúria, além de exames de retina, fotocoagulação a laser e avaliação cardiológica. O atendimento presencial com oftalmologistas, cardiologistas e nefrologistas seguiu os protocolos de prevenção à Covid-19 determinados pela Organização Mundial de Saúde.

O prefeito Augusto Castro estava acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Promoção e Combate à Pobreza, Andrea Castro, e da secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar. No Hospital Beira Rio as autoridades municipais foram recebidas pelo presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e idealizador do Mutirão do Diabetes, o médico Rafael Andrade, que destacou que neste ano o projeto foi replicado em 25 cidades brasileiras.

Augusto ressaltou a parceria da Prefeitura com Hospital Beira Rio e a ONG Unidos pelo Diabetes que permitiu que os pacientes fossem atendidos depois de triados entre as 1.200 pessoas avaliadas na primeira fase no Centro de Atendimento Integral à Criança e Adolescente (Caic) Jorge Amado, no Jardim Primavera. Todos foram selecionados nos quatro módulos da atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde, como informou a secretária Lívia Mendes Aguiar.
_____________________________