Hannah Thame

htAssim, mais e mais pessoas vêm se preocupando em oferecer uma vida mais plena e consequentemente, mais longa para seus animais.

Nós sempre batemos na tecla de que a saúde começa pela boca, mas não deve parar por ai!

Uma alimentação saudável é essencial, mas é apenas o primeiro passo na conquista de uma vida com mais disposição, menos doenças e mais daquele brilho no olhar que só quem ama um animalzinho sabe reconhecer.

Ao se considerar a qualidade de vida de um animal, além da alimentação, deve-se levar em consideração alguns outros fatores:

Estimulo mental e físico:
Animais domésticos, principalmente os que vivem em apartamentos, onde não tem contato direto com o movimento da rua, precisam de outras fontes de estimulo.

pet

Em um passeio, além do exercício físico, seu cão treina o faro, tendo acesso a diversos cheiros, sua atenção é cobrada, devido aos sons da rua, às pessoas que passam, aos carros e dessa forma, além dos músculos, seu cérebro é estimulado.

Atenção e carinho

Você fica fora de casa o dia todo? Precisa viajar constantemente?

Cães são seres sociais por natureza, vivem em bando e por mais que você forneça a água e a comida que ele precisa, ele ainda sentirá falta de contato e interação se você tiver uma rotina que te obrigue a se ausentar. Um cão cansado devido a um longo passeio antes de um dia sozinho vai ficar mais calmo com a sua ausência, mas fornecer atenção e carinho ainda é fundamental.

Higiene e limpeza
Cães não precisam de banho todos os dias, na maioria das vezes nem todas as semanas, mas a higiene faz parte de uma boa saúde, e quando não for mais possível abraçar seu cãozinho, é hora de um banho!

Tosas higiênicas e corte das unhas não são apenas uma questão estética, mas também garantem a ele mais conforto!

Duas áreas que normalmente não recebem a atenção devida são as orelhas, que exigem um check-up semanal para manter a otite longe e os dentes, que devem ser escovados frequentemente, para evitar a formação de tártaro que pode levar à perda de dentes e outras doenças mais graves.

A Dra. Hannah Thame é Médica Veterinária e Mestre em Ciência Animal com ênfase em Sanidade Animal pela Universidade Estadual de Santa Cruz  e diretora do Centro de Especialidades Veterinários-CEV Vitória da Conquista.