creadh (2)

O Centro de Desenvolvimento e Reabilitação Humana de Itabuna (CREADH) da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Inglaterra, nº 104, bairro São Judas Tadeu, está passando por reformas e reparos em toda a estrutura física. O centro tem 19 anos e atende 34 municípios pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com a Prefeitura de Itabuna.

creadh (1)Nesta terça-feira, dia 21, um café da manhã fará homenagem ao Dia Nacional da Luta de Pessoas com Deficiência. “Vai ser uma manhã especial. Queremos mostrar que nós nos importamos com o direito das pessoas. Para isso, pela manhã não haverá atendimento. Será algo para que os pacientes se sintam homenageados”, afirma a administradora do Creadh, Maristela Hillesheim.

Cerca de mil portadores de necessidades especiais são atendidos mensalmente na unidade, integrado por uma equipe com vários profissionais especializados, dentre eles terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, médico neurologista infantil e adulto, médico gastroenterologista, ortopedista, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, psicólogo adulto e infantil, enfermeiros, assistentes sociais dentre outros.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Superintendência de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, está realizando melhorias na estrutura do prédio, com o intuito de favorecer os pacientes e dar melhores condições de trabalho aos profissionais. A obra inclui a troca dos azulejos do banheiro, piso dos ginásios infantil e adulto, pintura das paredes e reforma da área externa, em fase de conclusão.

O Creadh é referência em reabilitação física e de apoio que se preocupa com o bem-estar da população e faz, inclusive, ações para distribuir bolsas de ostomia. Conta modernos equipamentos, entre eles, a maca de ortostase, um aparelho que é diferencial, muito requisitado pelas clínicas particulares, já que é utilizado com pacientes com dificuldades em ficar em pé sozinhos. Com isso, permite ativar as terminações nervosas colocando essas pessoas de pé.