hidranteNa parceria entre a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) e o 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), que valoriza a cultura preventiva com a instalação de hidrantes na cidade, foram iniciados os trabalhos para colocação de mais um desses equipamentos contra incêndios. Desta vez, será na Rua Francisco Ferreira da Silva, no Bairro de Fátima, zona nordeste de Itabuna.

Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, um cronograma foi elaborado que prevê que dois novos hidrantes sejam instalados na cidade a cada mês. “Definimos locais onde a implantação desse equipamento seja fundamental em conjunto com o 4º GBM, sob o comando do tenente-coronel Manfredo Silva Santana. O hidrante é de vital importância no enfrentamento de incêndios. Este será o 15º de um total de 25 unidades”, informa.

O tenente-coronel BM Manfredo afirma que município que dispõe de uma rede de hidrantes para reabastecimento de viaturas do Corpo de Bombeiro facilita a ação e tende a preservar o patrimônio e conservar vidas humanas.

“A parceria com a Emasa, fez de Itabuna referência na Bahia no que diz respeito à rede de hidrantes. A Emasa abraçou o projeto desenvolvido pelo 4º GBM e vem executando fielmente, o que tem servido de exemplo para as demais cidades baianas, inclusive para a AMURC, a instituição que congrega os prefeitos regionais”, atesta o comandante.

O Bairro de Fátima, um dos mais populosos de Itabuna, conta com cerca de 250 estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços e aproximadamente 70 ruas. “Os hidrantes públicos ajudam o bom trabalho de combate a incêndios, onde o fator tempo é preponderante”, garante o comandante do 4ºGBM da Bahia.