Curso captação de córneas Banco de Olhos BA (3)O Banco de Olhos da Bahia, entidade pública vinculada à Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (COSET), com o apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), realizou nos últimos dias 29 e 30 de junho, o XX Curso de Formação para Captadores de Tecido Ocular Humano para Transplante. A capacitação ocorreu no Centro de Ciências da Saúde do campus universitário de Santo Antônio de Jesus.

Durante o curso, com carga horária de 20h, foram repassadas orientações teóricas, com a abordagem sobre a captação das córneas pelas unidades hospitalares e sua distribuição para doação na rede estadual de saúde. Também, documentação de solicitação referente à doação do órgão, aspectos familiares para abordagem, formas de contatos adequados e entendimento do processo de luto da família.

Outra discussão envolveu a questão para melhorar o número de doações e captações, criar vínculos com setores intra-hospitalares e adotar estratégias de fortalecimento nesse processo. Na parte prática da capacitação, aconteceu a orientação dos alunos com a simulação prática da captação de córneas, abordando as técnicas corretas, acondicionamento do tecido em recipiente coletor estéreo, entre outras.

Curso captação de córneas Banco de Olhos BA (2)O curso formou enfermeiros como captadores de córneas certificados pelo Banco de Olhos da Bahia para atuação na Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) de suas unidades hospitalares. Participaram da formação enfermeiros de Santo Antônio, Ilhéus, Jequié, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, enviou para a formação o enfermeiro Wagner Campos, que já atua na CIHDOTT da unidade. Com a certificação do profissional, a equipe da comissão conta com mais um captador de tecido ocular humano para transplante, melhorando a logística deste procedimento no hospital.

Palestrantes e monitores: Enfermeiras Carolina Sodré e Laís Ramos, enfermeiro Gabriel Neto e o psicólogo Fabrizio Góes. Apoio da UFSB, servidores Linsmar da Silva Veiga e Nanci Silva Santos.