emasa 2

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, o diretor técnico Bruno Mendonça, e o gerente técnico João Bitencourt, estiveram visitando os serviços de melhoria que estão sendo realizados na lagoa de decantação de esgoto da empresa no Bairro São Pedro e a limpeza do canal de macrodrenagem no Bairro Santo Antônio. A lagoa de decantação tem área de 3,77 hectares. Há muito tempo não passava por um processo de manutenção e estava completamente tomada por plantas aquáticas, popularmente conhecidas como baronesa (Eichornia crassipes).

emsasa 1
“Os trabalhos de limpeza da lagoa tiverem início na segunda quinzena de abril e, pelo ritmo do serviço, deve ser concluído no máximo nessa semana”, afirma o diretor técnico Bruno Mendonça.
A retirada das baronesas melhora a eficiência do tratamento aeróbico, pois há maior incidência de raios solares e redução da carga orgânica presente no efluente sanitário. Já do canal de macrodrenagem no Santo Antônio, situado nas ruas José Bonifácio e Santos Dumont, foram retirados até o momento 3.000 m³ de detritos do leito o canal, que tem pouco mais de 1,5 quilômetros de extensão.


“Além da limpeza, o esgoto sanitário vai ser canalizado. Serão implantados tubulações interceptoras com poço de visita para receber esse esgoto nas duas margens, deixando o canal livre para a drenagem pluvial”, diz o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho.

Ele garante que todo o serviço do canal de macrodrenagem será finalizado até o início do mês de julho para ser entregue a comunidade no aniversário de Itabuna.
“O prefeito Augusto Castro quer dar esse presente aos moradores do bairro Santo Antônio, no Dia da Cidade, em 28 de julho. Nós asseguramos que a obra será concluída no tempo previsto”, garante Mendes Filho.