Cleide Léria Rodrigues

leriaExistem diversos tipos de transtornos mentais, com diferentes modos de manifestações. Geralmente, eles são caracterizados por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamentos anormais, que também podem afetar as relações com outras pessoas, como, na família, com o cônjuge, filhos, no trabalho, enfim, pode prejudicar sua vida cotidiana.

Entre os transtornos mentais, estão:

1) A depressão;

2) O transtorno afetivo bipolar;

3) A esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual, transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.

Existem estratégias eficazes para a preservação de transtornos mentais como a depressão. Há tratamentos eficazes para os transtornos mentais e maneiras de aliviar o sofrimento causado por eles.

t mO acesso aos cuidados da saúde e aos serviços sociais capazes de proporcionar tratamento e apoio social é fundamental.

A carga dos transtornos mentais continua crescendo, com impactos significativos sobre a saúde e as principais consequências sociais, direitos humanos e econômicos, em todos os países do mundo. Está em todas as classes sociais, gêneros e idade, ou seja, crianças, jovens, adultos e idosos.

 

QUEM ESTÁ EM RISCO DE DESENVOLVER TRANSTORNOS MENTAIS?

Os determinantes de saúde mental e transtornos mentais, incluem não apenas atributos individuais, como também a capacidade de administrar os pensamentos, emoções, comportamentos e as interações com os outros, mas também fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais.

Estresse, genética, nutrição, infecções perinatais e exposição a perigos e além, os ambientais também são fatores que contribuem para os transtornos mentais.

Os sistemas de saúde ainda não responderam adequadamente à carga dos transtornos mentais.

Como consequência, a distância entre a necessidade de tratamento  e sua oferta é ampla em todo o mundo. Em países de baixa renda e média, 76% e 85% das pessoas com transtornos mentais não recebem tratamento adequado. Em países de alta renda, 35% e 50% das pessoas com transtornos mentais estão na mesma situação.

As pessoas precisam de apoio e cuidados sociais, precisam de ajuda para ter programas educativos que se adaptem a suas necessidades.

Instagram: @psicologacleideleriarodrigues

Facebook: Cleide Léria Rodrigues

Site: https://www.psicologacleiderodrigues.com.br/

Cleide Léria Rodrigues

Psicóloga CRP03/18383

 

Ref: OMS, transtornos mentais (inglês)

Parceiros estratégicos

Centros colaboradores da OPAS/OMS

Expand All

Depressão

Transtorno afetivo bipolar

Esquizofrenia e outras psicoses

Demência

Distúrbios de desenvolvimento incluindo o autismo

 

——-

Cleide Léria Rodrigues  é Psicóloga,  com Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e atua na questão do controle da ansiedade e depressão – jonves/adultos e idosos.