bb 1

Em decorrência da tentativa do governo em desmontar o Banco do Brasil, os funcionários decidiram em assembleia cruzar os braços. A paralisação na abertura das atividades em uma hora, realizada hoje (10), visa protestar contra o plano de reestruturação anunciado pela instituição financeira. Em Itabuna, houve manifestação na frente do BB, na Praça Olinto Leone, às 10h.

BB 3A manifestação contou com os empregados do banco, diretores do Sindicato e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, além de sindicatos coirmãos e de partidos políticos.

O movimento sindical não aceita o fechamento de diversas agências que irá prejudicar não só funcionários e clientes, como também, vários municípios. Vale lembrar que muitas cidades brasileiras têm somente uma agência do Banco do Brasil. A ação pode prejudicar toda a economia dos municípios.

Além disso, haverá demissões de terceirizados, como vigilantes, agentes financeiros e de serviços gerais, como também, o aumento da precarização do atendimento bancário. Esta é uma situação delicada e que todo movimento sindical se une em favor da soberania nacional e das instituições públicas.

NEGOCIAÇÕES

Os sindicatos que representam os trabalhadores retomaram ontem (09/02), as negociações com o Banco do Brasil sobre as reestruturações que o banco pretende realizar. No encontro que teve a mediação do MPT (Ministério Público do Trabalho), foi reivindicada a suspensão do descomissionamento de caixas e solicitado informações sobre o novo processo de reestruturação do Banco do Brasil.

Na primeira parte da reunião, o banco apresentou uma proposta de prorrogação de 30 dias no processo de retirada da gratificação dos caixas, mas condicionou a proposta à assinatura por todas as entidades do acordo de compensação de horas em decorrência da pandemia e do Acordo de CCP (Comissão de Conciliação Prévia). O banco também exige a retirada de ações judiciais em andamento contra o banco.

A proposta foi recusada já que não é possível aceitar que o banco condicione a proposta a questões que não têm nenhuma ligação com o assunto em mediação. Além disso, o banco aceita prorrogar a gratificação por apenas 30 dias, e se negou se negou a listar as agências que serão fechadas, deixando trabalhadores e municípios apreensivos.