sec saudeA Secretaria Municipal de Saúde programou para quarta-feira, dia 20, às 8h30min, encontro com todos os enfermeiros da Rede Municipal de Saúde na sede da União dos Servidores Municipais de Itabuna (Usemi), no São Caetano. O objetivo é discutir o novo modelo de financiamento do Programa Previne Brasil e as alterações ocorridas no repasse das transferências para os municípios.

A secretária Lívia Mendes adiantou que a Prefeitura promoverá a atualização dos dados cadastrais de toda a população a fim de que o município continue sendo beneficiado pelo Previne Brasil. Segundo ela, o cadastro já vem sendo feito pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Mas, o trabalho será reforçado para que todos os itabunenses tenham acesso aos serviços da Atenção Básica de Saúde.

Lívia destacou a preocupação do prefeito Augusto Castro com a questão da saúde da população e ressaltou a importância dos agentes comunitários que atuam na promoção, proteção e prevenção da saúde das famílias por meio do acompanhamento domiciliar
e na orientação para o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Eles também são responsáveis pelo mapeamento e o cadastramento dos dados demográficos e sociais.

A diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Lopes, também reforçou o importante papel executado pelos ACS, já que conhecem as famílias na área de atuação, são o elo entre o poder público e a comunidade e são os profissionais da linha de frente. Atualmente, o município conta com cerca de 380 agentes comunitários que atuam em todos os bairros da cidade.