ac f 1Ao visitar o Bairro Nova Itabuna, na tarde desta terça-feira, 13, os candidatos a prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e a vice-prefeito Guinho (Cidadania) deram esperança aos moradores de dias melhores, principalmente no tocante à urbanização, com a recuperação da pavimentação.

ac f 2O transporte público é outra reclamação dos moradores do Nova Itabuna que estão sem ônibus desde 21 de março deste ano, depois que a Prefeitura suspendeu os serviços por conta da pandemia do novo coronavírus. “Mas os problemas são antigos. Os ônibus que servem ao bairro andavam com superlotação depois de partirem do centro da cidade ou dos bairros de Nova Ferradas, Ferradas e Urbis IV cheios. “Um sofrimento para quem precisa se deslocar de casa para o trabalho e vice-versa”, contou o estudante José Carlos dos Santos.

A Unidade Básica de Saúde tem poucos profissionais, a falta de médicos é constante, a cota mensal de senhas para atendimento é baixa e faltam medicamentos e insumos. O atendimento dentário está suspenso desde antes da pandemia o que complica a saúde bucal das pessoas do bairro. “Augusto a gente confia em você para que tenha atendimento de qualidade. A maioria de nossa gente é atendida pelo SUS. Como você tem um olhar diferenciado para a saúde, a gente está muito confiante”, disse o idoso Massimo de Oliveira que ficou radiante ao encontrar Augusto e Guinho na porta de casa.

Outros problemas apontados se referem ao precário sistema de iluminação pública, a deficiente coleta de lixo, apesar de a empresa concessionária ter sua garagem no Nova Itabuna; ruas sem redes de esgotamento sanitário e de abastecimento de água; inexistência de saneamento nas ruas na Beira-rio; prédio escolar abandonado e falta de creches ou salas de aula para educação infantil. As crianças e adolescentes se ressentem de espaços para recreação, prática de esportes e de atividades culturais.(Assessoria Augusto Castro)