BB70FFA5-142F-4F40-87F1-8FF29F3A1BF5Preocupados com o rumo da economia, diante da pandemia do coronavírus, especialmente nas cidades de Ilhéus e Itabuna, um grupo de professoras e estudantes  da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) arregaçou as mangas para lançar um projeto que possa ajudar os pequenos empreendedores a atravessar este momento difícil com a  suspensão temporária de toda atividade comercial exceto os “serviços essenciais”.

Nesse contexto de crise, nasce o Projeto Enpathos como medida de enfrentamento a esse impacto econômico. Trata-se de uma plataforma que disponibiliza formulários para quem quer ajudar – profissionais de diversas áreas, professores, mentores e voluntários – e para aqueles que precisam de ajuda, sobretudo empreendedores sociais, associações de cunho social e grupos de economia solidária, através do site: www.enphatos.wixsite.com/uesc e no Instagram: @enactusuesc.

Uma vez recebidas as respostas, a equipe responsável pelo Projeto faz uma análise minuciosa e manual, a fim de conectar as duas partes dessa rede de solidariedade. Efetivado o primeiro contato, os cadastrados são contatados e orientados sobre como levar a efeito a ajuda em questão, inclusive observadas às recomendações de isolamento social.

“A prioridade do Enpathos é conseguir mapear o público das duas pontas e incentivar o senso de responsabilidade social localmente. Para cumprir esse propósito, o Projeto está sempre ativo no próprio website e nas redes sociais,” explica Professora Katianny Gomes Santana Estival, conselheira do projeto.