miguel nPara marcar a passagem do Dia do Jornalista, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) está lançando o evento Encontros Digitais. A iniciativa terá em seu lançamento o neurocientista Miguel Nicolelis, professor e pesquisador da Universidade de Duke (EUA) e coordenador científico do Consórcio Nordeste. Ele fará uma exposição com o tema “As Ações da Ciência no Combate ao covid-19”, nesta terça (07), 15h. O evento tem o apoio da Ayoo (www.ayoo.com.br).

Será uma oportunidade para entendermos como os pesquisadores de todo mundo, com quem professor Nicolelis está em contato, têm agido nesta pandemia. Ele também falará sobre as perspectivas de futuro, passada a crise. Ao final da exposição, responderá a perguntas dos participantes.

A atividade será aberta aos jornalistas, sindicalizados ou não. Para participar, é preciso fazer a instalação do app ZOOM, disponível para PC, Mac, iPad, iPhone ou dispositivo Android (veja como, abaixo). O Sinjorba cadastrará uma quantidade limitada de colegas de veículos de comunicação que poderão fazer perguntas ao final da exposição.

“O Encontros Digitais estaria na programação que a entidade planejou para este mês, a fim de comemorar o Dia do Jornalista”, diz Moacy Neves, presidente do Sinjorba. Ele informa que por conta da crise do covid-19 as demais atividades foram canceladas e esta videoconferência foi repensada para atender a necessidade do momento. “Terminou por se transformar no principal evento da passagem deste 7 de abril, porque vai contribuir com informações e apontar perspectivas para o debate sobre o futuro”, pontua ele.

Miguel Nicolelis
Neurocientista brasileiro, professor, pesquisador e codiretor do Centro de Neuroengenharia na Universidade de Duke (EUA), é referência mundial na pesquisa da interface entre cérebro e computadores (neuropróteses). Nicolelis alia robótica e neurofisiologia na pesquisa do desenvolvimento de próteses para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Seu trabalho integra a lista das “10 tecnologias que vão mudar o mundo” (Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT).