ni brotas (2)

Exemplo de baianês aplicado ao cotidiano em um dos endereços mais típicos de Salvador, a expressão “ni Brotas” dá título ao quinto livro do poeta e jornalista Nílson Galvão, resultado de suas andanças pelo bairro, para onde se mudou em 2014. Com pré-venda na plataforma colaborativa Catarse (https://www.catarse.me/nibrotas?ref=project_link), #nibrotas será entregue e autografado numa data não menos emblemática, 1? de abril, na filial do Acupe do Espetinho do Bolero, uma rede de botecos da Avenida D. João VI.

ni brotas (1)
#nibrotas é editado pela Licuri Livros em técnica cartonera, com capa de papelão e costurado a mão, em tiragem de 100 exemplares numerados e personalizados com o nome do leitor. O livro reúne fotos e poemas, inéditos ou já publicados, com inspiração em personagens, logradouros ou no próprio espírito de Brotas, descrito pelo autor como o “único subúrbio do mundo localizado no coração da metrópole”. Um bairro populoso e marcadamente popular, embora abrigue também o enclave de classe média alta Horto Florestal, também conhecido pela verve do povo como Vasco da Gama de Cima.
#nibrotas é terceiro livro da recém-criada editora Licuri Livros Artesanais. Alfredo Gama criou a arte da capa e Fernanda Dias assina o projeto gráfico do miolo.


Sobre o autor
Nilson Galvão nasceu em Caetité – BA, cresceu em Brumado, fez faculdade e carreira em Salvador e em 2014, brinca, subiu na vida: foi morar em Brotas. Ou nibrotas.
Na apresentação, a jornalista e também broteira Ana Lívia Lopes, assim define o bairro: “Essa terra em tobogã, que escorre para todos os lados da cidade, com caras, cores e bolsos com recheios tão diferentes, tem sua própria brisa que nunca encontrei em outro canto da cidade.”
Livros do autor:
Caixa Preta, 2009, Editora P55.
Ocidente, 2013, Editora P55.
o espiritismo segundo o google street view, 2017, Editora Mondrongo.
Versos Búdicos, 2019, Editora Licuri Livros Artesanais.