oc

O Lions Club Itabuna Sul lançou, no auditório do Hospital de Olhos Beira-Rio, o projeto “Olhar Criança”, que beneficiará estudantes de escolas públicas da Rede Municipal de Ensino, no que se refere à exames de acuidade visual. Participaram do lançamento do projeto, além do presidente do Lions, Paulo Henrique Fernandes Miranda, o coordenador do projeto, o oftalmologista Dr. Wandick Getúlio Rosa (que também faz parte do Lions Club), a secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves, e ainda gestores escolares, assessores e diretores de departamentos da Secretaria Municipal da Educação (SME) e demais membros do Lions. O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Itabuna, através das secretarias da Educação e Saúde.

 

Os detalhes  do projeto foram apresentados pelo Dr. Wandick Getúlio Rosa, que justificou sua importância em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que apontam que 20% dos estudantes avaliados apresentaram problemas de acuidade visual. O viés do “Olhar Criança” visa um trabalho em conjunto envolvendo o Lions Club, a SME e SMS. “Será permitida uma melhor identificação dos alunos com dificuldade de visão e que serão submetidos a exames de acuidade visual”, disse o médico.

 

O oftalmologista disse ainda que a forma como a Prefeitura de Itabuna, através das secretarias da Educação e da Saúde abraçaram a causa, “contribuirá para a melhoria do processo ensino-aprendizagem a partir da prevenção, identificação e correção de problemas visuais dos alunos de 1º ciclo de formação das escolas públicas, além de aumentar a integração escola / família / comunidade como condição de eficácia no processo de prevenção de saúde ocular”.