bomb 2

A capital baiana sedia até a próxima sexta-feira (29), o V Encontro Nacional de Bombeiras (Enbom), que reúne 400 profissionais de todos os estados e Distrito Federal. Ao longo desta quinta-feira (28), segundo dia de evento, as profissionais participam de uma série de atividades em um hotel no bairro da Pituba.  A capitã Lutiane Matos do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia integra a comissão organizadora do evento e explica a proposta. “O encontro se propõe a discutir assuntos relacionados a questões das bombeiras militares e voltados exclusivamente para o público feminino. Aqui  conversamos sobre autoestima, aspectos emocionais e profissionais que envolvem a atividade.  Além disso, abordados assuntos inerentes à aspectos legislativos e avanços normativos”.

bomb 1
O encontro será encerrado com uma competição na manhã desta sexta, a partir das 7h,  no Quartel de Amaralina. O concurso ‘Bombeiras de Aço’ envolve operações de salvamento aquático e terrestre, além de combate a incêndio e representantes de 18 estados irão participar. As melhores colocadas serão premiadas com capacetes galé, equipamento utilizado em operações de combate à incêndio.


Na Bahia, o Corpo de Bombeiros conta com efetivo de mais de três mil profissionais, deste total, 25% são mulheres. Entre elas, está a major Ana Fausta, comandante do Grupamento Marítimo, primeira mulher oficial a integrar  a instituição, que destacou o aprendizado com as colegas no evento. “É uma troca de experiências na qual a gente pode verificar em outras corporações que nós mulheres estamos aptas a atuar em qualquer área. É uma demonstração do quanto a mulher é capaz, seja no operacional ou administrativo, tudo depende da vocação e capacidade de cada uma. É um evento que nos traz a reflexão da importância de se valorizar como ser humano e ajudar o outro, que é o papel do Corpo de Bombeiros”.