Por: Viviane Cabral

FOTO MAURICIO MARON (3)A convergência dos canais de atendimento online e off-line visando facilitar a vida do consumidor é o foco do Marketing Omnichannel, e foi uma das tendências de mercado apresentada pela gerente de Marketing da ADCOS Cosméticos, Miriam Machado,  em Itabuna, no Sebrae Conecta. O evento reuniu profissionais de salão de beleza e estética, esmalterias e lojas de cosméticos.

Miriam Machado FOTO MAURICIO MARON (7)A proposta de marketing reúne todos os canais e tipos de dispositivos que, segundo Miriam, devem atender a experiência do cliente. “Tem que conhecer o comportamento da navegação do consumidor, como aquele que pesquisa determinado produto no celular, depois vai para o computador, passa por uma loja física para pesquisar e, por último, receber o produto no próprio local. Enfim, todos os canais devem estar à disposição de uma experiência melhor para o consumidor”, explicou a especialista.

A palestrante falou também sobre a importância da gestão dos negócios e citou algumas tecnologias, como softwares voltados para a gestão dos negócios em serviços de beleza.

Ainda na palestra, Miriam discorreu sobre a evolução do relacionamento consumidor-empresa, até chegar ao Ominichannel, que integra lojas físicas, virtuais e compradores. “A era agora é o Fidigital: físico junto ao digital. O desafio é a empresa estar atento a essa realidade que o cliente está vivenciando”, declarou.

Decidido a implantar um canal eficaz para o atendimento dos seus clientes, o empresário Antônio Torres foi à palestra para se atualizar sobre as ferramentas inovadoras e depois colocar em prática o seu projeto. A estratégia só vai oferecer um melhor atendimento e maior comodidade ao cliente na hora de agendar um serviço.

“Você começa a atender ao perfil de cada cliente, fidelizando, encantando e mostrando as facilidades que agregam valor, dão visibilidade com as redes sociais, e-commerce”, ressaltou Miriam.

Ferramentas

Dentre as ferramentas que agregam um canal de comunicação integrada com o público consumidor, as redes sociais destacam-se como uma das mais eficazes para divulgação de produtos e serviços a um público cada vez mais crescente.

De acordo com Carlos Henrique Sampaio, dono La Luna, em Itabuna, com o Instagram é possível fazer muitas postagens, além de estar acessível a clientes que procuram o salão.

“A partir do Mede [Plano de Melhoria do Desempenho Empresarial], resolvemos poupar o financeiro e nós mesmos estamos fazendo a alimentação nas nossas redes sociais”, declarou Henrique.

Trilha

A palestra do Sebrae Conecta marcou o início das atividades com os empresários do segmento que, segundo o gerente adjunto, Michel Lima, continua ao longo do ano com workshops, consultorias empresariais nas áreas de planejamento financeiro, finanças e marketing.

Ele destacou também o subsídio do Sebraetec em 70%, capacitações com temáticas a serem escolhidas pelo próprio empresário, e as feiras, como a Hair Brasil, que acontece de 13 a 16 de abril, e a Beauty Fair, agendada para o período de 7 a 10 de setembro.

Todas as soluções oferecidas pelo Sebrae para o aprimoramento do segmento de Beleza e Estética ganham força a partir do envolvimento e a união entre os empresários. É nesse contexto que o associativismo ganha importância.

“Através da união, é possível trazer novidades para a região, como um canal importante para que o Sebrae possa captar as necessidades e oferecer soluções customizadas”, destacou Michel.

O evento contou ainda com a presença de representantes da Associação dos Profissionais de Beleza e Cosméticos de Ilhéus (Asbelc) e de Itabuna (Asbeles).