O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, no município de Arataca, Sul da Bahia, promove, de 29 a 31 de outubro, a 2ª Semana de Informática, com foco em formação para o mundo do trabalho. Além dos estudantes do próprio CEEP, que é uma unidade da rede estadual de ensino e funciona no Assentamento Terra Vista, a atividade abrirá o CEEP para a comunidade do Território e contará com a participação de estudantes de outras unidades escolares da região, que virão de cidades como Camacã, Santa Luzia e Canavieiras.

Durante os três dias serão realizadas palestras, oficinas e mostras de robótica e automação. A estudante Grazielen Souza das Virgens, do curso técnico de nível médio em Informática, é uma das envolvidas na organização da Semana de Informática e fala sobre suas expectativas. “Espero que cada inscrito saia com uma visão mais ampla e de que o curso técnico em Informática abra portas e possibilite oportunidades para aqueles que se identificam com a área”, conta.

Dely Lima, professor e coordenador do curso técnico de nível médio em Informática do CEEP, diz que a proposta é levar socializar conhecimentos sobre novas tecnologias e suas interfaces com o dia a dia para quem já trabalha e para os que pretendem trabalhar na área. Da programação, ele destaca palestras sobre como o jovem deve se comportar no mundo do trabalho, sobre inteligência artificial, games e redes de computadores.

A vice-diretora do CEEP, Nayara Santana, fala sobre a importância da atividade para a formação profissional dos estudantes. “Vamos além da questão do técnico que conserta computador. A ideia é discutir a tecnologia da informação de forma mais ampla, mostrando a importância do técnico nesse processo. Buscamos fortalecer a autonomia e queremos que o estudante já saia pronto para utilizar o aprendizado, para trabalhar com isso”, destaca.