Rodas de Conversa 4Orientar as gestantes e seus companheiros sobre os momentos do pré-parto, parto e pós-parto, e apresentar os serviços oferecidos pelo Hospital Materno Infantil Manoel Novaes essa é uma das funções do programa Roda de Conversa realizado há pouco mais de um ano pelas enfermeiras obstétricas do Hospital em parceria com a Rede Básica de Saúde de Itabuna.

A gestação é sempre cercada por dúvidas e expectativas, por isso, além do pré natal, as mães precisam se cercar de pessoas queridas e sanar todas as dúvidas que acabam surgindo principalmente momentos finais da gestação.

De acordo com a enfermeira obstétrica Renata Marques, nas rodas de conversa, as mães são apresentadas aos instrumentos que irão auxiliá-las e proporcionar mais conforto no momento do parto de livre escolha .“Levamos as bolas, banquetas e orientamos as mães sobre o uso deles no momento do pré-parto, elas aprendem a fazer os exercícios e são instruídas sobre o que levar para a maternidade. O momento é também de estreitamento de laços entre as gestantes, a Unidade Básica de Saúde e o Hospital Materno Infantil Manoel Novaes. Quando passam pelas rodas de conversas, as mães chegam mais tranquilas ao hospital e sabem que serão devidamente assistidas”, disse a enfermeira.

Além de aprender sobre os tipos de parto um momento importante na roda de conversa é a participação dos pais dos bebês. “Nas rodas as mães aprendem sobre os tipos de parto, sobre a classificação de risco e como devem se comportar em cada etapa. As mães se sentem protegidas quando recebem o apoio de seus companheiros, então sempre falamos de como esse momento é importante para o casal e para o bebê. Os pais são levados a refletir sobre o a importância de seu papel e como ele pode ajudar a companheira também no momento do parto, já que muitos acreditam que aquele é um momento apenas da mulher”, ressaltou a enfermeira obstétrica Cristina Vieira.

As rodas de Conversas acontecem todas as quartas-feiras as oito horas da manhã seguindo um cronograma criado pela Assistência Básica de Saúde. A cada semana uma nova unidade é beneficiada com o projeto.

De acordo com a Diretora Técnica do Hospital Manoel Novaes, a médica  Fabiane Chávez, os reflexos de um bom acompanhamento gestacional são positivos tanto para a mãe, quando para os bebês. “Quando a mãe faz o pré-natal, participa das rodas de conversas e tira as possíveis dúvidas sobre a gestação e sobre o momento do parto, os riscos para os bebês são diminuídos drasticamente. Mães bem instruídas lidam muito melhor com o pós-parto, entendem o valor da amamentação para o recém-nascido, se cuidam melhor e cuidam muito melhor dos seus bebês”, concluiu Drª. Fabiane.