ticomiaA pioneira e mais tradicional festa de camisa do São João da Bahia, Ticomia, acontece neste sábado, 23 de junho, na Fazenda Eldorado, em Ibicuí, e apresenta um elenco de atrações que traz o forró na alma e serviços all inclusive com a qualidade que marca o evento, há 31 anos. A vibração do autêntico ritmo junino será animada pelos shows da banda Calcinha Preta, Dorgival Dantas, Gabriel Diniz, Lordão, Luan Estilizado, Mano Walter e Mastruz com Leite.

A festa Ticomia está na história por reunir milhares de pessoas numa explosão de alegria no São João de Ibicuí, município que realiza, há seis décadas, a melhor festa junina no Estado. “Nosso evento tem o compromisso de valorizar o forró e as raízes da cultura nordestina”, afirma o fundador da festa, Lourival Dourado Filho (Douradinho). Por isso, na Fazenda El Dorado, o Ticomia conta também com a “Vila do Forró”, um espaço cenográfico e alternativo, onde várias bandas se apresentam, em um coreto, com um repertório do forró pé de serra e músicas consagradas de autores como Gonzaguinha, Flávio José, entre outros. Neste sábado, vão se apresentar Andinho Brito e Terno e Chinela.

tico

Durante cerca de onze horas de festa, o serviço diferenciado de comidas e bebidas típicas é ininterrupto. O público, sempre fiel ao Ticomia, dispõe de licor, água de coco, caldo de cana, refrigerantes, batidas de frutas tropicais, cerveja Skol, sorvete de cachaça. E pode também degustar um delicioso churrasco – este ano haverá também costela no rolete (que será servida por uma equipe de profissionais do Paraná), queijo coalho, acarajé e abará, crepe, beiju de tapioca com recheios e doces típicos da festa junina.

A vila do Forró, no lado oposto aos palcos, tem o charme das casinhas de taipa que servem os doces típicos, e é um dos pontos mais visitados do Ticomia. Na bodega local, há serviço de licor, cachaça pura e com ervas, tira-gostos variados de charque, mortadela, rapadura e bacalhau, com muita animação.

Festa democrática – Outro aspecto que distingue o forró Ticomia é o fato de não haver diferenciação de espaços para o público presente, como camarotes ou áreas separadas. “Aqui, todo mundo é igual. A festa é democrática, com toda a pluralidade, para manter a integração entre todos os foliões forrozeiros”, ressalta Douradinho. Há grupos que se uniformizam, customizam os seus looks, preparam adereços e outros elementos que contribuem para a alegria e sucesso do evento. Uma butique da grife Ticomia, gato mais famoso da temporada, aterrissa na fazenda, com sandálias, bonés, canecas e chapéus.

O respeito ao forró acompanha o Ticomia desde sua origem, em 1987, quando um grupo de amigos, estudantes de Agronomia e Veterinária da UFBA (Universidade Federal da Bahia), e habitantes de Ibicuí criaram o Bloco “Tico Mia”. A partir daí, essa ideia se tornou o ponto alto do São João na cidade, e passou a atrair amantes do forró de outras cidades baianas e de outros Estados, por manter a tradição da cultura junina e oferecer serviços de qualidade.