Ilheus Ciranda na Praça. Fotos - Rodrigo Macedo-8O Projeto Ciranda na Praça, iniciativa da sociedade civil organizada para ocupação de espaços destinados ao lazer com arte, cultura e gastronomia, em Ilhéus, ganhará, na sua próxima edição, no dia 19, a partir das 5 da tarde, mais um ingrediente de cidadania. Uma iniciativa da Vara da Infância, através da juíza Sandra Magali Mendonça, com o apoio do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e da Associação dos Magistrados da Bahia, e a participação efetiva do Grupo de Apoio Adoção – ADOTARTE, vai aproveitar o encontro para festejar o Dia Nacional da Adoção, que transcorre no dia 25 de maio. Na oportunidade, um estande será ocupado por famílias que já passaram ou passam pela experiência da adoção, que compartilharão brincadeiras, distribuirão brindes e promoverão a venda de camisas do ADOTARTE.

“A ideia surgiu a partir dos primeiros encontros para a criação do grupo”, revela a psicóloga da Vara da Infância da Comarca de Ilhéus, Sônia Mendonça. “Recebemos o apoio da organização do Projeto Ciranda na Praça e estamos felizes em vivenciarmos esta primeira experiência em praça pública”, completa. O ADOTARTE surgiu este ano com a missão de mobilizar e informar a sociedade para a necessidade da adoção de crianças e adolescentes, com vistas à garantia da convivência familiar e comunitária; estimular o estudo, a compreensão e o aperfeiçoamento do processo de adoção, em seus aspectos legais, sociais e psicológicos; e orientar os interessados na concretização da adoção, inclusive junto aos órgãos públicos. É uma associação civil, cultural e de assistência social, sem fins lucrativos.

Nos últimos meses, o grupo tem crescido e se reunido para troca de experiências, apoio técnico e formalização jurídica da instituição. As reuniões têm acontecido na sede da Faculdade Madre Thaís, instituição de ensino superior que apoia a iniciativa. O projeto também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Ilhéus. O grupo cresce a cada encontro promovido. Neles são narradas experiências emocionantes e debatido o futuro da entidade.

Realidade local – A Comarca de Ilhéus tem inscritos no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) quatro pretendentes a adoção com o perfil de criança com faixa etária entre zero e dois anos. Dez adolescentes e oito crianças estão aptos para adoção. Destes, cinco têm problemas de saúde e quatro grupos de irmãos. De acordo com a Vara da Infância, quando são esgotadas as buscas no cadastro nacional, estes menores são encaminhados para adoção internacional.

Praça Movimentada – O projeto Ciranda na Praça, que abraça causas como a da adoção, também nasceu com o intuito de promover o reconhecimento da identidade individual e coletiva, através de ações de formação artístico-cultural, valorizar e fomentar a economia solidária com produção colaborativa. Para além disso, o Ciranda trabalha na viabilidade da criação de um circuito permanente de cultura e reconstrução do conceito de comunidade, que é algo que vem se perdendo com o advento das tecnologias, segundo os organizadores. “Bom, a ideia deu tão certo que pretendemos realizar o coletivo no terceiro sábado de cada mês”, explica Thaís Soub, uma das idealizadoras do projeto.

O evento se dá através do trabalho colaborativo dos próprios organizadores e de captação de pequenos patrocínios, revertidos totalmente na infraestrutura do evento e, posteriormente, para a criação de um fundo para as melhorias da praça. A mais nova edição acontece no próximo sábado, dia 19, na praça Antônio Viana Dias da Silva, próxima ao Hospital de Ilhéus e ao Fórum Epaminondas Berbert de Castro, no bairro Cidade Nova.